Campanha “Controle sua pressão, viva mais!” reforça atenção com Hipertensão Arterial

Campanha “Controle sua pressão, viva mais!” reforça atenção com Hipertensão Arterial

Ação desenvolvida por alunos do curso de medicina FACERES faz alusão ao Dia Mundial da Hipertensão

Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, oportunidade para promover a conscientização sobre a doença, que costuma evoluir de forma silenciosa e é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares graves, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

Para destacar essa data e o próprio mês de maio, Mês Mundial da HA, surge a campanha “Dia Mundial da Hipertensão Arterial – Controle sua pressão, viva mais!”, onde os alunos da 17ª turma do curso de medicina FACERES confeccionaram seis posts sobre mudança do estilo de vida para prevenção da hipertensão arterial.

Para a aluna Rafaela Chaves Meirelles, que participou da produção do material, a atividade foi fundamental para proporcionar uma mudança na mentalidade do paciente: “Conseguimos promover uma atividade que englobasse informações e orientações para mudança de vida, em uma linguagem básica que atende à demanda populacional. Para nós, futuros médicos, é fundamental o aprendizado dessas estratégias básicas e eficientes que transformam a realidade sanitária brasileira, acredito também que isso colaborará para minha formação médica, pois me deu base para informar e atentar os meus familiares e a população em geral, na maneira que eu consigo, sobre os perigos dessa doença e colaborar para a prevenção da hipertensão arterial no SUS.”

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

Os posts abordam os temas: abandono do tabagismo, controle de peso e do uso de álcool, passos para uma alimentação saudável, a importância da prática de atividade física e do controle do estresse.

Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Maus hábitos como esses influenciam nos níveis da pressão arterial – uma doença silenciosa, herdada geneticamente em 90% dos casos e que pode ser agravada se a forma como você leva a vida não inclui uma rotina saudável.

A identificação e o tratamento precoces reduzem a mortalidade por causas cardiovasculares. Pode estar relacionada a 80% dos casos de AVC e 60% dos casos de infarto.

O projeto enfatiza a conscientização da sociedade sobre as medidas que podem prevenir a hipertensão arterial, diminuindo seus fatores de risco e sua incidência, aumentando a qualidade de vida da população.

 A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *