Atenção à saúde dos idosos reforça orientações em campanha realizada por alunos da etapa 5 do curso de medicina
Você tem algum idoso que mora com você ou é seu avô ou avó, um familiar próximo?
Uma campanha realizada pelos alunos da etapa 5 do curso de medicina da FACERES disponibiliza, por meio de artes e animações, orientações para esclarecer à população sobre questões relacionadas à saúde dos idosos.
São temas como direitos à saúde dos idosos com atenção integral à saúde pelo SUS, prevenção e queda em idosos, abandono, Alzheimer, sexualidade dos idosos, entre outros.
São inúmeros cuidados com uma população, que segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já ultrapassou 32 milhões no Brasil, sendo que a tendência de envelhecimento vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade.
Para manter a qualidade de vida e saúde de um idoso é necessário que a família tenha atenção a muitos aspectos. É importante estar atento a alimentação, atividade física, controle de medicamentos, segurança, visitas ao médico e vida social.
Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população brasileira deve crescer até 2047, quando atingirá 233,2 milhões de pessoas.
Nos anos seguintes esse número deve ir caindo gradualmente, até chegar a 228,3 milhões em 2060.
Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060 – o equivalente a 25,5% da população.
Diante dessas informações, não resta a menor dúvida de que o envelhecimento populacional deve estar no topo das prioridades dos gestores de saúde no Brasil.