Artigo publicado na Revista Brasileira de Oftlamologia tem autoria de alunos da Liga Acadêmica de Oftalmologia da medicina FACERES
O Artigo de Revisão “Principais manifestações clínicas oftalmológicas prevalentes em pacientes acometidos por fraturas orbitárias”, publicado na Revista Brasileira de Oftlamologia, traz a pesquisa realizada pelos acadêmicos Henrique Tofoli, Júlia Pimentel e Silvio Scandiuzzi, desenvolvida por meio de base de dados científicos, nacionais e internacionais, sobre as patologias oftalmológicas mais comumente associadas a trauma de face. “Considerando que 1 em cada 4 pacientes acometidos por trauma maxilofacial terá concomitantemente fraturas da órbita e lesão ocular, entendeu-se ser de bastante relevância reunir as principais patologias oftalmológicas relacionadas ao trauma de face para compreender como realizar manejo e tratamento efetivo dos pacientes atendidos nas urgências e pronto atendimentos Brasil a fora”, explica o discente Silvio Scandiuzzi.
Os conhecimentos para realização do trabalho foram adquiridos no curso sobre Revisão Integrativa de Literatura ministrado pela docente da faculdade de medicina FACERES, Profa. Dra. Tamara Veiga Faria.
Para o aluno da turma 19 do curso medicina FACERES, e um dos autores da publicação, Henrique Tofoli, foi um processo muito enriquecedor, que possibilitou um amadurecimento como futuro médico. “Trabalhamos arduamente por 5 meses analisando os artigos, ao passo que nos aprofundávamos na especialidade, e o resultado foi a publicação do trabalho no mais relevante periódico de oftalmologia do Brasil. Me sinto muito grato por poder colher os frutos de nosso esforço e poder compartilhar algo de grande relevância com a comunidade médica”, afirma o acadêmico.
A estudante de medicina Júlia Pimentel integra a equipe de autores. Para a universitária, escrever um artigo possibilita a ampliação do conhecimento. “É uma forma de se aprofundar em algumas especialidades que temos interesse, e a oftalmologia entrou no meu caminho e tem dispersado o meu interesse cada dia mais”, diz Júlia.
O colega de sala e parceiro de autoria do trabalho, Silvio Scandiuzzi, conta que o trabalho colaborativo impulsiona a trajetória acadêmica. “Colaborar com essa escrita não apenas ampliou meu conhecimento na área de oftalmologia, mas também aprimorou minhas habilidades de pesquisa e escrita e reforça minha paixão pela medicina”, fala o estudante.
A publicação teve supervisão da Dra. Ana Cristina Doles Godoy do Hospital de Olhos do Paraná e Dra. Maria Júlia Doles Tofoli da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e sob revisão do médico oftalmologista Dr. Rodrigo Ximenes.
A Revista Brasileira de Oftalmologia é considerada a principal revista da área no Brasil, administrada pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Confira o artigo completo, clicando AQUI.