Alunos de medicina elaboram jogos para falar sobre a prevenção de acidentes na infância
Projeto “Crescendo com segurança: prevenção de acidentes na infância” é aplicado em duas escolas municipais em Guapiaçu
Dados do Ministério da Saúde apontam que entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos. Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%.
Segundo Fernanda Novelli Sanfelice, professora e coordenadora do Programa de Integração Comunitária, durante a pandemia houve um aumento dos acidentes domésticos, e mesmo hoje com as crianças de volta à escola a prevenção é muito importante.
“As crianças ficaram durante a pandemia mais tempo dentro de casa. Os pais preocupados com suas tarefas de trabalho e também as domésticas, nem sempre têm disponibilidade de ficar o tempo todo olhando as crianças, e as casas podem, dependendo da circunstância, oferecer alguns riscos para as crianças, por isso a prevenção é tão importante”, explica a professora.
Os alunos da turma 17 do curso de medicina da FACERES elaboraram uma série de jogos dos 07 erros para orientar crianças de 07 a 11 anos de idade, para falar sobre a prevenção de acidentes na infância.
“Os acadêmicos interagiram e orientaram as crianças da educação fundamental em duas escolas municipais na cidade de Guapiaçu. Durante a atividade, os jogos dos 07 erros foram aplicados, abordando os temas de prevenção de quedas, queimaduras, choque elétrico, acidentes no trânsito, acidentes com arma de fogo e atropelamento”, explica a professora.