Alunos da faculdade de medicina FACERES marcam presença em feiras de profissões e compartilham conhecimento com estudantes do ensino médio
Acadêmicos realizaram demonstrações práticas, promovendo experiências sobre a carreira médica
A faculdade de medicina FACERES participou das feiras de profissões realizadas pelo Colégio Criarte, Anglo, Coopem de Mirassol e Colégio Santo André. Durante os eventos, acadêmicos do curso de medicina interagiram com estudantes do ensino médio, proporcionando uma experiência educativa por meio de explicações detalhadas sobre o funcionamento do corpo humano.
Utilizando peças em resina e naturais, que fazem parte das aulas de morfofuncional do curso, os universitários, acompanhados pela biomédica Francine Bardelotti, responsável pelo laboratório, demonstraram o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira prática e acessível.
Além das explicações anatômicas, os alunos da FACERES realizaram demonstrações de reanimação cardiopulmonar (RCP) e orientaram os presentes sobre como agir em casos de engasgo, tanto em crianças quanto em adultos.
O professor da FACERES e médico ginecologista e obstetra, Dra. Gabriel Dumbra, participou de bate-papo sobre a carreira médica.
Essas atividades foram uma oportunidade valiosa para que os futuros médicos compartilhassem suas experiências e habilidades com os jovens, que mostraram grande interesse pela medicina.
Priscilla Hernandes Santos, aluna da 21ª turma da FACERES e presidente do Centro Acadêmico, destacou a importância dessa interação.
“A participação de acadêmicos de medicina em eventos como as feiras de profissões é indiscutível. Temos a oportunidade de compartilhar nosso conhecimento e experiências com os alunos do ensino médio, ajudando-os a ter um vislumbre sobre a medicina. Compartilhamos um pouco sobre a rotina de um estudante de medicina, os desafios que enfrentamos e as recompensas que essa escolha profissional traz. Não apenas ajudamos os alunos a conhecerem melhor nossa profissão, mas também enriquecemos nossa própria formação, aprendendo a comunicar e a refletir sobre nossas próprias escolhas e criando laços de empatia.”
Ao interagir com perguntas e curiosidades dos estudantes do ensino médio, os futuros médicos reforçam sua capacidade de comunicação e ampliam sua visão sobre o papel social da medicina.