Ação extensionista e videocast da faculdade de medicina FACERES fortalecem orientações na campanha Setembro Vermelho

Ação extensionista e videocast da faculdade de medicina FACERES fortalecem orientações na campanha Setembro Vermelho

Ação extensionista e videocast da faculdade de medicina FACERES fortalecem orientações na campanha Setembro Vermelho

Mês em que é celebrado Dia Mundial do Coração destaca a importância dos cuidados com a saúde cardíaca

Em comemoração a campanha Setembro Vermelho, que destaca a importância dos cuidados com a saúde cardíaca, alunos e professores da faculdade de medicina FACERES realizaram ações de conscientização.

Em Guapiaçu, município parceiro da faculdade, os usuários das unidades de saúde receberam orientações a respeito da prevenção, promoção e combate às doenças cardiovasculares.

Alunos da 22ª turma do curso de medicina FACERES, acompanhados dos professores do PIC (Programa de Integração Comunitária), promoveram atividades junto à população sobre os cuidados para a saúde do coração. Para a acadêmica Isabela Paulino Colombo, a iniciativa tem uma enorme importância tanto para pacientes como para alunos. “Como futuros médicos, é nesse momento que temos a chance de estar em contato com pacientes e criar, em conjunto, ações que possam informar os pacientes, com conversas e pequenas atitudes. A conscientização, quando realizada de forma lúdica e pensada nos pacientes, pode ser transformadora porque mostra a quem precisa, a importância da prevenção e do tratamento de cardiopatias e doenças vasculares. Além disso, expandimos também nossos conhecimentos como estudantes, bem como desenvolvemos ainda mais nossas habilidades em lidar com pacientes de forma humanizada e leve, mesmo frente a assuntos sérios”, afirma a estudante de medicina.

    

A ação extensionista traz à tona a necessidade de sensibilização. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma doença cardiovascular, e cerca de 400 mil pessoas morrem por ano em decorrência de alguma doença cardíaca. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 1.100 pessoas perdem suas vidas, no Brasil, para devido a problemas cardíacos.

“As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortalidade. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados e prevenção. Pressão alta, infarto, arritmia e insuficiência cardíaca são as principais doenças do coração. Manter uma vida saudável, com alimentação com mais frutas, verduras e menos alimentos processados, além de atividades físicas regulares são formas de prevenção”, explica a médica cardiologista e professora da FACERES, Dra. Daiane Cassaro.

A especialista participou do Capivaracast, videocast da faculdade de medicina FACERES. O episódio aborda o Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro. A entrevista também chama atenção para a importância da prevenção dessas doenças, quais têm maior incidência e os principais cuidados com a saúde cardíaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *