Ação do setembro amarelo reforça valorização da vida

Ação do setembro amarelo reforça valorização da vida

No mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, alunos da turma 19 do curso de medicina FACERES, juntamente das suas respectivas professoras do Programa de Integração Comunitária (PIC), promoveram uma campanha de orientação e conscientização.

A atividade, realizada em parceria com as unidades de saúde da família e do CRAS de Guapiaçu, enfatizou a urgência na prevenção do suicídio com a distribuição de informativos sobre como buscar ajuda em casos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

    

A aluna Fernanda Letícia dos Santos Matta diz que é uma oportunidade de acolher e cuidar com informação. “Orientar sobre prevenção do suicídio, a identificação de atitudes suicidas, bem como, a divulgação de locais de acolhimento ressalta a importância da quebra de mitos e tabus envolvendo a saúde mental”, afirma.

  A cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo – são mais de 800 mil pessoas ao ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ato de tirar a própria vida pode ser resultado de uma soma de situações difíceis vividas ao longo da vida e que levam a pessoa a um sofrimento emocional intenso e contínuo. É importante quebrar esse paradigma e normalizar o cuidado com a saúde mental.

 

          

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *