
Faculdade de Medicina FACERES realiza capacitação docente para início do semestre
Treinamento aborda estratégias pedagógicas, planejamento participativo e inovação no ensino médico.
A Faculdade de Medicina FACERES iniciou o 1º semestre letivo de 2025 com a realização de mais uma capacitação docente, promovida pela Coordenadoria de Ensino. O programa, que reúne professores novos e veteranos, tem como foco a atualização de práticas pedagógicas e a preparação do corpo docente para os desafios do período.




Durante a capacitação, foram discutidas estratégias de avaliação de desempenho, uso de ferramentas tecnológicas nos laboratórios – como a plataforma 360 –, processos avaliativos, planejamento participativo para gestão do curso, alinhamento curricular, feedback e trilhas de aprendizagem.
Segundo o Prof. Dr. Felipe Pacca, da Coordenadoria de Ensino da FACERES, o objetivo do treinamento é promover o desenvolvimento contínuo dos docentes, alinhando práticas e atualizando conteúdos.
“A capacitação docente de início de ano é um programa de desenvolvimento e desempenho dos professores da instituição. Para quem está chegando, é um momento de integração e aprendizado; para quem já faz parte do corpo acadêmico, é um processo de crescimento. Buscamos dar mais bagagem, mais conteúdo e mais estratégias pedagógicas para que o professor esteja cada vez mais preparado”, explica.
Além dos aspectos técnicos, o encontro também fortalece o relacionamento entre os professores. A Profa. Dra. Tatiane Iembo, responsável pelas disciplinas de Tutoria e Morfofuncional, destaca esse aspecto. “Essas capacitações são super importantes, pois trazem sempre temas diferentes e novas abordagens que podemos aplicar diretamente com os alunos. Além disso, promovem mais contato e integração entre os professores, o que é fundamental para o trabalho em equipe”, afirma.





Outro ponto abordado foi a atualização de processos internos e recursos educacionais. A Dra. Andrea Cunha, professora da disciplina de TBL, ressalta a importância desse alinhamento. “É uma oportunidade para tomar conhecimento das novidades e mudanças do semestre, desde os processos físicos até a aquisição de livros e as atualizações curriculares”, comenta.
Com o apoio do NDDE (Núcleo de Desempenho e Desenvolvimento de Educadores) e do NAEP (Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico), a capacitação contribui para manter o padrão de qualidade do ensino da FACERES, estimulando a inovação e o aprimoramento contínuo da formação médica.