Faculdade de Medicina FACERES realiza capacitação docente para início do semestre

Faculdade de Medicina FACERES realiza capacitação docente para início do semestre

Faculdade de Medicina FACERES realiza capacitação docente para início do semestre

Treinamento aborda estratégias pedagógicas, planejamento participativo e inovação no ensino médico.

A Faculdade de Medicina FACERES iniciou o 1º semestre letivo de 2025 com a realização de mais uma capacitação docente, promovida pela Coordenadoria de Ensino. O programa, que reúne professores novos e veteranos, tem como foco a atualização de práticas pedagógicas e a preparação do corpo docente para os desafios do período.

Durante a capacitação, foram discutidas estratégias de avaliação de desempenho, uso de ferramentas tecnológicas nos laboratórios – como a plataforma 360 –, processos avaliativos, planejamento participativo para gestão do curso, alinhamento curricular, feedback e trilhas de aprendizagem.

Segundo o Prof. Dr. Felipe Pacca, da Coordenadoria de Ensino da FACERES, o objetivo do treinamento é promover o desenvolvimento contínuo dos docentes, alinhando práticas e atualizando conteúdos.

“A capacitação docente de início de ano é um programa de desenvolvimento e desempenho dos professores da instituição. Para quem está chegando, é um momento de integração e aprendizado; para quem já faz parte do corpo acadêmico, é um processo de crescimento. Buscamos dar mais bagagem, mais conteúdo e mais estratégias pedagógicas para que o professor esteja cada vez mais preparado”, explica.

Além dos aspectos técnicos, o encontro também fortalece o relacionamento entre os professores. A Profa. Dra. Tatiane Iembo, responsável pelas disciplinas de Tutoria e Morfofuncional, destaca esse aspecto. “Essas capacitações são super importantes, pois trazem sempre temas diferentes e novas abordagens que podemos aplicar diretamente com os alunos. Além disso, promovem mais contato e integração entre os professores, o que é fundamental para o trabalho em equipe”, afirma.

Outro ponto abordado foi a atualização de processos internos e recursos educacionais. A Dra. Andrea Cunha, professora da disciplina de TBL, ressalta a importância desse alinhamento. “É uma oportunidade para tomar conhecimento das novidades e mudanças do semestre, desde os processos físicos até a aquisição de livros e as atualizações curriculares”, comenta.

Com o apoio do NDDE (Núcleo de Desempenho e Desenvolvimento de Educadores) e do NAEP (Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico), a capacitação contribui para manter o padrão de qualidade do ensino da FACERES, estimulando a inovação e o aprimoramento contínuo da formação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *