
Estudante de medicina da FACERES apresenta trabalho científico sobre sono e autismo no XV Congresso Paulista de Neurologia
Trabalho evidencia o papel da pesquisa científica na graduação e o fortalecimento do tripé universitário da FACERES: ensino, pesquisa e extensão.
A acadêmica da Faculdade de Medicina FACERES, Eduarda Almagro Ribeiro, da 22ª turma, representou a instituição no XV Congresso Paulista de Neurologia, realizado na cidade de Santos (SP). O evento é um dos mais relevantes da área e reúne médicos, residentes, fellows, estudantes e profissionais da saúde com foco em atualizações científicas e troca de experiências.
Durante o congresso, Eduarda apresentou o trabalho em formato de pôster: “The Effects of Poor Sleep Quality on Autistic Children at an Early Age: An Integrative Review”, realizado sob orientação do professor Dr. Glauber Lopim, do Departamento de Pesquisa da FACERES.
A pesquisa busca entender os impactos da má qualidade do sono em crianças autistas na primeira infância, ou seja, até os cinco anos de idade. Segundo o levantamento, o sono inadequado pode intensificar crises, dificultar as interações sociais e afetar o relacionamento com pais e cuidadores, principalmente devido aos desafios relacionados ao início e à manutenção do sono.
“A participação em eventos científicos como este contribui diretamente para o nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, pois integra o ensino, a pesquisa e a extensão. Representar a FACERES em um congresso tão importante me deixou muito feliz e motivada. Espero que cada vez mais alunos da nossa faculdade participem desses espaços de aprendizado e troca”, destaca Eduarda.