
FACERES realiza II Fórum de Gestão da Comissão Própria de Avaliação e apresenta planos de melhoria para 2025
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Medicina FACERES realizou, no último dia 19 de fevereiro, o II Fórum de Gestão da CPA.
O evento teve como objetivo apresentar e discutir as ações de melhorias institucionais planejadas ou implementadas para o ano de 2025, com base nos resultados das pesquisas de autoavaliação realizadas em 2024.
Alunos, professores e colaboradores técnicos-administrativos participaram de um questionário abrangente no ano de 2024, abordando aspectos pedagógicos e administrativos da instituição. A partir da análise desses dados, os gestores puderam identificar desafios e avanços nos diversos setores da instituição.






A abertura do evento foi conduzida, de forma online, pelo diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto. Em seguida, Daniel Roberto Pinho, Analista de RH da instituição, ministrou a palestra “Ferramentas de Gestão na Prática: Transformando Informação em Decisão”, abordando estratégias para uma gestão institucional mais eficaz.
Na sequência, a coordenadora da CPA, Norma Novaes Marques, explicou sobre o processo de autoavaliação e o novo formato dos planos de melhorias institucionais da FACERES, que passou a incluir o uso da Inteligência Artificial no levantamento de sugestões para os setores e serviços institucionais, visando implementar ações efetivas na gestão da faculdade e promover a evolução institucional.
Como foco principal do evento, foram apresentados os Planos de Melhorias Institucionais pelos diversos setores da FACERES, incluindo: CPA, Biblioteca, Comunicação, Departamento Pessoal, Graduação em Medicina, Extensão, Internacionalização, NAEP, Ouvidoria, Pesquisa, RH, Secretaria Acadêmica de Graduação, Suprimentos (Infraestrutura) e TI. Cada setor expôs as principais ações planejadas para aprimorar a qualidade das atividades desenvolvidas na instituição.
Dra. Mariana Morgan, que compõe a coordenação do curso de medicina, ressaltou a importância da CPA na autoavaliação institucional e promoção de melhorias contínuas.
Para a coordenadora, os principais destaques do Fórum foram as discussões sobre avaliação institucional, feedback dos alunos, o uso de Inteligência Artificial como ferramenta no processo de avaliação e o aprimoramento dos processos pedagógicos e administrativos. “A troca de ideias entre os setores foi enriquecedora, pois permitiu que cada área apresentasse suas perspectivas e contribuições. Essa colaboração facilita a identificação de oportunidades de melhorias específicas, como o fortalecimento do ensino, a atualização curricular, a integração de novas tecnologias no ensino e a melhoria da infraestrutura. Com esse trabalho conjunto, podemos garantir melhoria no curso, atendendo às necessidades dos alunos e dos funcionários”, diz Mariana.
Jefferson Salles, do setor de marketing da faculdade, reforçou a importância do uso da tecnologia no aprimoramento institucional. “Saber que a CPA a utilizou ferramentas de Inteligência Artificial nos planos de melhoria institucional como meio de garantir imparcialidade, mostra que a FACERES está caminhando junto à evolução”, afirma.



A Comissão Própria de Avaliação desempenha um papel fundamental na orientação da gestão acadêmica e administrativa da FACERES, garantindo um processo contínuo de aprimoramento. “O Fórum é um momento importante para a comunidade acadêmica se autoconhecer, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos setores institucionais e impulsionar melhorias nos índices de qualidade da instituição”, finaliza a coordenadora da CPA, Norma Novaes Marques.
Conheça mais sobre o trabalho da CPA da FACERES: https://faceres.com.br/cpa-apresentacao