Missão Rondon: alunos e professores a Faculdade de Medicina FACERES embarcam para expedição em Minas Gerais

Missão Rondon: alunos e professores a Faculdade de Medicina FACERES embarcam para expedição em Minas Gerais

Missão Rondon: alunos e professores a Faculdade de Medicina FACERES embarcam para expedição em Minas Gerais

Vivência proporciona uma visão mais ampla do Brasil e fortalece a importância do trabalho em equipe para a promoção da saúde e do bem-estar social.

Um grupo de alunos e professores da Faculdade de Medicina FACERES embarcou rumo a Heliodora, em Minas Gerais, para participar da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon.

A expedição, que acontece entre os dias 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, pretende transformar a realidade da comunidade local, com cerca de seis mil habitantes.

Composto por duas professoras e oito alunos, o grupo da FACERES levará consigo uma bagagem repleta de projetos cuidadosamente planejados para atender às necessidades da região. As ações abrangem diversas áreas, como saúde, educação, cultura e meio ambiente, buscando promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Entre os projetos que serão colocados em prática, destacam-se:

• Farmácia Viva: Uma iniciativa que visa incentivar o uso de plantas medicinais e capacitar a comunidade a cultivar, colher e produzir medicamentos naturais como complemento à medicina tradicional.

• Sabores e Tradições Mineiras: Um projeto que busca preservar e valorizar a rica culinária local, promovendo o intercâmbio cultural e o desenvolvimento econômico da região.

A aluna de medicina e vice-presidente do Núcleo Rondon FACERES, Alessandra Resende Romanielo, está empolgada com a oportunidade. “Estamos muito animados para finalmente colocar nossos projetos em prática e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de Heliodora. Esperamos que as oficinas que elaboramos possam levar conhecimento, informação e desenvolvimento para as pessoas que vamos atender”, afirma a estudante do 4º ano de medicina da FACERES.

A professora adjunta, professora adjunta, Dra. Talita Valentino, que participou da viagem precursora, reforça a importância do planejamento prévio para o sucesso da expedição: “A visita a Heliodora foi fundamental para alinharmos nossas propostas às necessidades reais da comunidade. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura, lideranças locais e moradores para garantir que nossas ações sejam efetivas e tragam benefícios duradouros”, diz a docente.

Dra. Patrícia Cury, professora da FACERES, ressalta a importância do projeto com mais de 50 anos de história, que une a troca de experiências entre alunos universitários e a comunidade local.

“É uma experiência que vai enriquecer a todos e contribuir com uma maior cidadania e solidariedade entre as pessoas, especialmente nesse mundo tão polarizado e egoísta. Se eu puder definir o Projeto Rondon em uma palavra, seria aprendizado!”

A participação no Projeto Rondon representa uma oportunidade para os estudantes da FACERES aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática e vivenciarem uma outra realidade social.

A experiência proporcionará aos futuros profissionais da saúde uma visão mais ampla do Brasil e fortalecerá a importância do trabalho em equipe para a promoção da saúde e do bem-estar social.

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