Faculdade de medicina FACERES promove 3º Encontro Caipira de Educação Médica
Especialistas discutem os desafios e avanços na formação médica
O ensino da medicina no Brasil está em constante evolução, respondendo aos desafios de formar médicos com excelência em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico. Esse avanço é impulsionado não apenas pela necessidade de acompanhar os progressos científicos e tecnológicos, mas também pela demanda por profissionais de saúde que sejam éticos, humanizados e capazes de lidar com as diversas questões sociais e de saúde pública que afetam nossa sociedade.
Nesse contexto, a faculdade de medicina FACERES realizou o 3º Encontro Caipira de Educação Médica. Renomados profissionais da área discutiram os desafios e avanços na formação médica, assim como os rumos futuros da educação médica.
Realizado em formato online no dia 25 de abril, a primeira mesa redonda apresentou o tema “Educação Médica: Avanços e Desafios”, com a palestra do Prof. Dr. Pedro Tadao Hamamoto Filho, neurocirurgião do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu-SP e coordenador da Frente de Pesquisa no Ensino em Saúde da FMB/UNESP. A mesa foi presidida pela Profa. Dra. Danielle Bivanco de Lima, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP, e teve como debatedora a Profa. Dra. Taise Jordão, Coordenadora pedagógica do Curso de Medicina do Unifunec, em Santa Fé do Sul – SP.
A segunda mesa redonda, teve o tema: “Pensando a Educação Médica para o Futuro”, com a participação do Prof. Dr. Sandro Schreiber de Oliveira, diretor-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). A mesa foi presidida pela Profa. Dra. Fábia Vilarino, Coordenadora Adjunta do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, e teve como debatedor o Prof. Dr. Rogério Dutra Bandos, Doutorando em Educação pela USP- Ribeirão Preto, e docente na Medicina – UNIFACEF, em Franca – SP.
Na edição passada, o Congresso Caipira de Educação Médica, reuniu virtualmente 1.800 inscritos, de mais de 300 municípios do Brasil. Congressistas de alguns países acompanharam o evento, entre eles: EUA, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Argentina e Cabo Verde.
Para o organizador do evento, prof. Dr. Araré Carvalho, o Encontro Caipira é uma oportunidade de imersão na educação médica, com especialistas renomados compartilhando seus conhecimentos. “O evento proporciona atualização de conhecimentos, fazer networking com colegas de áreas afim e compartilhar experiências de especialistas renomados”.