Professora da faculdade de medicina FACERES defende mestrado e tem seu artigo publicado na revista Archives of Dermatological Research

Professora da faculdade de medicina FACERES defende mestrado e tem seu artigo publicado na revista Archives of Dermatological Research

Estudo internacional avalia a frequência das diferentes cores de pele em fotografias de livros de dermatologia pediátrica

Com o título “Frequência de imagens das diferentes cores de pele em livros de dermatologia pediátrica”, Dra. Mariana Morgan, docente da faculdade de medicina FACERES, defendeu seu mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná no dia 1º de novembro de 2024. Sua dissertação abordou um aspecto fundamental para a equidade na formação médica: a representação de tons de pele na literatura especializada.

“Pessoas com pele de cor escura constituem uma ampla gama de grupos raciais e étnicos — incluindo africanos, asiáticos, hispânicos, latinos, e raças e/ou etnias mistas.”, explica Dra. Mariana.

O estudo revelou a ausência significativa de imagens de cor de pele escura em materiais educativos na área de dermatologia pediátrica, um fator que pode impactar diretamente na qualidade do diagnóstico e no tratamento oferecido a pacientes de pele escura. De forma pioneira, a pesquisa avaliou cinco livros didáticos e atlas de dermatologia pediátrica utilizados na América do Sul — quatro brasileiros e um argentino. Entre as 2.471 fotografias analisadas, apenas 1% representava tons de pele mais escuros, enquanto não houve nenhuma imagem de pele preta.

As conclusões destacam uma disparidade preocupante: apesar de mais da metade da população brasileira (55,5%) se identificar como negra, a representação dessa diversidade em materiais educacionais permanece limitada. Este cenário compromete a formação de profissionais de saúde, dificultando o reconhecimento de doenças de pele em tons mais escuros.

Complementando este importante trabalho acadêmico, Dra. Mariana também teve seu artigo publicado na revista Archives of Dermatological Research, intitulado “Adapting pediatric dermatology textbooks in South America: enhancing visual representation for skin of color patients”. O artigo reforça a urgência de incluir imagens mais representativas nos materiais de ensino para assegurar um atendimento mais equitativo e eficaz às populações de diversas raças e etnias com cores de pele escuras.

O estudo contribui significativamente para a conscientização sobre as desigualdades existentes na educação médica.

Archives of Dermatological Research é a publicação oficial da American Dermatological Association e um periódico internacional de primeira linha dedicado à pesquisa em dermatologia experimental e clínica. É o periódico mais antigo no campo da biologia cutânea e pesquisa de pele, sendo impresso desde 1869.

Resultados parciais desse trabalho também foram apresentados no 41° Congresso Brasileiro de Pediatria em outubro de 2024, que aconteceu em Florianópolis – SC, e recebeu prêmio de menção honrosa.

Acesse o artigo aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s00403-024-03541-9https://link.springer.com/article/10.1007/s00403-024-03541-9

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