Faculdade de medicina FACERES realiza homenagem ao médico ginecologista e obstetra Dr. Edilberto Araújo
Em 64 anos de atuação profissional, mais de 10 mil crianças vieram ao mundo pelas suas mãos
O médico ginecologista e obstetra Dr. Edilberto Araújo foi homenageado pela faculdade de medicina FACERES em uma cerimônia que enalteceu a contribuição do profissional ao progresso da medicina na região de São José do Rio Preto.
Em 64 anos de atuação profissional, mais de 10 mil crianças vieram ao mundo pelas suas mãos. O diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, relatou a importância dessa homenagem. “É um reconhecimento mais do que merecido por tudo que o Dr. Edilberto fez pela medicina. Essa homenagem resume um pouco de sua trajetória, extremamente competente como ginecologista e obstetra e mastologista, que tem um longo e reconhecido trabalho”, disse Dr. Toufic durante a abertura do evento.
A cerimônia foi realizada no auditório da FACERES e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de diretoria, colaboradores técnico-administrativos, professores e alunos da faculdade.
A mesa foi composta pelo diretor da instituição, Dr. Toufic Anbar Neto, pela enteada do Dr. Edilberto e professora de de semiologia e propedêutica I e raciocínio clínico I da FACERES, Dra. Luana Antunes Garcia e pelo homenageado.
Natural de Guapiaçu, Dr. Edilberto de Araújo é especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade Nacional de Medicina, com estágios da Casa de Saúde Pró-matre e Hospital Moncorvo Filho. Possui pós-graduação em Houston no MD Anderson Hospital.
Se formou em 1959. Atuou na FAMERP ministrando as disciplinas de Ginecologia e Obstetrícia e foi chefe desses departamentos. Foi um dos fundadores do serviço de ginecologia na Santa Casa de Misericórdia, além de diretor clínico da mesma entidade.
Responsável por trazer o primeiro mamógrafo a São José do Rio Preto.
É membro ativo da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto e participou da construção da atual sede. Foi diretor regional da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo por diversas gestões. Fundador do Instituto de Ginecologia de São José do Rio Preto, onde exerceu as atividades profissionais até o ano de 2020.
Pai de quatro filhos e avô de quatro netos e uma bisneta, Dr. Edilberto é casado com a médica Beatriz Noelma Antunes há 32 anos.
“Tenho grande honra e prazer imenso em receber essa homenagem. É uma alegria estar neste momento com pessoas queridas. É emocionante olhar para trás e vermos que construímos uma história que inspira tantos profissionais e estudantes de medicina”, disse Dr. Edilberto emocionado em seu discurso de agradecimento.