Campanha orienta sobre riscos da hipertensão arterial
Ação desenvolvida por alunos do curso de medicina FACERES reforça sobre a importância de verificar constantemente a pressão
O dia 17 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial da Hipertensão, doença que afeta aproximadamente 38 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
Para conscientizar sobre os riscos da pressão alta, os alunos da turma 21 do curso de medicina FACERES tiveram a missão de orientar a população e aferir a pressão arterial de quem passou por uma rede de supermercados nesta quarta-feira, em Rio Preto.
A atividade é um projeto de extensão que reforça a importância de verificar constantemente a pressão e, além disso, informar à população sobre os riscos causados pela doença, que podem ser evitáveis, com adoção de hábitos saudáveis.
A hipertensão é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto, AVC ou insuficiência cardíaca. As mortes relacionadas à hipertensão superam, inclusive, as mortes decorrentes de câncer, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Por ano, o Brasil registra 400 mil infartos e 500 mil AVCs, segundo a entidade.