Departamento de Pesquisa da faculdade de medicina FACERES lança 1ª edição da Revista Eletrônica FACERES PESQUISA
Além da revista, foi apresentado o Comitê de Integridade em Pesquisa e Propriedade Intelectual (CIPP)
Dar visibilidade para a produção científica do corpo acadêmico da FACERES. Este foi um dos motivos que despertou a produção da Revista Eletrônica FACERES PESQUISA. A publicação semestral apresenta as atividades científicas da faculdade de medicina, que registram um momento de expansão. Atualmente, mais de 50% da comunidade acadêmica da instituição está envolvida com processos científicos. São mais de 370 projetos em andamento, todos voltados para as necessidades da população.
“Estamos vivendo uma evolução do setor de pesquisa da FACERES. No 2º semestre de 2022, iniciamos o processo de pré-acreditação do nosso Comitê de Ética em Pesquisa (CEP FACERES). Isso aumentou nossa confiança na possibilidade de crescimentos como pesquisadores e autores em publicações científicas. Foi um impulso ético e de motivação para todos os envolvidos com as pesquisas da instituição, incluindo principalmente nossos alunos. Decidimos pela reformulação da disciplina de Habilidades de Pesquisa e agora, no final desse semestre, estamos colhendo os resultados de um trabalho em equipe.”, afirma a coordenadora do Setor de Pesquisa e editora da revista, Profa. Dra. Talita Valentino.
Em formato digital, a revista evidencia as propostas desenvolvidas pelos diversos pesquisadores da FACERES, tanto docentes como discentes. Trata-se de uma prática inovadora e exitosa na instituição. A coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e editora da revista, Tamara Veiga Faria, reforça que o objetivo é estimular a inserção dos acadêmicos da graduação no contexto da produção científica. “É uma forma de promover a circulação do conhecimento gerado no âmbito acadêmico junto à comunidade interna, efetivando uma relação de troca científica para o corpo discente e docente, além de incentivar a participação dos docentes em eventos de âmbito local, nacional e internacional”, afirma.
A Revista Eletrônica FACERES PESQUISA foi lançada em junho de 2023 em um evento organizado pelo Centro Acadêmico com a participação de alunos, professores, colaboradores e direção da faculdade. “É uma iniciativa muito feliz, pois, proporcionará oportunidades para que o setor acadêmico da instituição possa publicar sua produção desenvolvida ao longo dos semestres. Parabenizo o departamento de pesquisa, pois isso trará um desenvolvimento individual e coletivo para a faculdade”, reitera o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto.
Em cada edição, os leitores conhecerão as pesquisas que foram iniciadas e concluídas por docentes e discentes e acessarão informações sobre os programas de bolsas institucionais e de agências de fomento, eventos científicos e cursos para o aprimoramento acadêmico e profissional, convênios internacionais de ensino, pesquisa e de mobilidade docente e discente, dentre outras atividades científicas.
Além do lançamento da Revista Eletrônica FACERES PESQUISA, foi apresentado o Comitê de Integridade em Pesquisa e Propriedade Intelectual (CIPPI). O CIPPI FACERES é um comitê consultivo e educativo composto por docentes, discentes e representantes da comunidade que trabalham para a manutenção da integridade das pesquisas da IES e garantia da propriedade intelectual a nossos pesquisadores.
“O trabalho deste comitê com a integridade em pesquisa permite a reflexão sobre normas, princípios e diretrizes éticas que regulam o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas e científicas a fim de aprimorar as boas práticas em pesquisa na instituição, incluindo todas as etapas dos estudos, desde a sua concepção até a sua publicação”, explica Tamara Veiga Faria.