I Curso Prático de Revisão de Literatura Sistemática recebe 84 inscritos
Vagas foram preenchidas em menos de 5 horas de divulgação
Começou nesta semana o I Curso Prático de Revisão de Literatura Sistemática. Os 84 alunos do curso de medicina FACERES inscritos no curso serão capacitados para escrever um artigo de Revisão de Literatura Sistemática.
Tamara Veiga Faria, coordenadora do departamento de pesquisa da FACERES, explica que a revisão de literatura sistemática é considerada uma pesquisa secundária porque utiliza estudos primários para fazer a análise. “Trata-se de um tipo de estudo que ajuda a sintetizar a evidência disponível na literatura sobre uma intervenção, protocolos de tratamento além de sanar possíveis lacunas do conhecimento científico, podendo auxiliar profissionais clínicos e pesquisadores no seu cotidiano de trabalho’, explica.
Organizado pelo departamento de pesquisa e DILAF (Diretório de Ligas Acadêmicas FACERES), o curso está dividido em 5 módulos e, ao longo dos próximos dois meses, os acadêmicos serão capacitados para responder uma pergunta de pesquisa, fazendo um estudo crítico da literatura. Assim, além do desenvolvimento do raciocínio crítico, os alunos poderão desenvolver a capacidade de síntese, análise e redação da escrita científica. Ao final do curso o aluno terá a oportunidade de concretizar e divulgar o trabalho realizado através de uma publicação cientifica em revista científica internacional.
“Foi um curso que teve suas vagas preenchidas em menos de 5 horas de divulgação. Eram 60 vagas iniciais, mas decidimos por 84 pela grande procura, isso para ampliar essa grande oportunidade aos acadêmicos da FACERES”, conta Tamara.
Confira o calendário:
Dia 11/04/2022 – Módulo 1: Introdução à Revisão Sistemática
Dia 25/04/2022 – Módulo 2: Avaliação da Elegibilidade dos Estudos
Dia 09/05/2022 – Módulo 3: Análise dos dados e escrita científica – Parte I
Dia 23/05/2022 – Módulo 4: Análise dos dados e escrita científica – Parte II
Dia 13/06/2022 – Módulo 5: Produção científica e sua importância curricular