Calouros da 19ª turma de medicina FACERES têm aula sobre higienização das mãos – a tradicional foto das mãos vermelhas
A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções e doenças.
A técnica de higienização parece ser simples, mas não é! O ato é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias.
Professores do curso de Habilidades Médicas 1 realizaram a tradicional aula de lavagem das mãos para os calouros da 19ª turma da medicina da FACERES, técnica que faz parte da rotina dos médicos. A tinta vermelha nas mãos dos alunos representa o produto utilizado na higienização.
Segundo Dr. Paulo Bernardo, professor do curso de Habilidades Médicas, a aula de lavagem das mãos tem uma importância significativa para os alunos.
“Essa aula tem grande importância, pois, relacionamos ao princípio da história da medicina. A lavagem de mãos tem como objetivo reduzir a mortalidade entre os pacientes. Para os alunos, a mensagem é de que proteger é o melhor cuidado”, afirma o professor.