XVII Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica prepara alunos de medicina para apresentações em eventos científicos
Alunos da 17ª turma do curso de medicina da FACERES apresentaram seus trabalhos científicos no XVII Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica. Desta vez, esse tradicional evento da FACERES, vinculado à disciplina de Habilidades de Pesquisa II, incluiu a apresentação de projetos de extensão, uma atividade acadêmica que agora faz parte da matriz curricular do curso de medicina. Os temas dos projetos de pesquisa e extensão estão relacionados a assuntos diversos que envolvem a formação médica, como pesquisas em ciências básicas, educação médica e responsabilidade social da instituição.
“O objetivo do Fórum é possibilitar aos alunos em início de curso a experiência de apresentar o trabalho científico para uma banca”, explica Felipe Colombelli Pacca, professor responsável pela disciplina e orientador dos projetos. No evento, alunos e avaliadores foram divididos em salas simultâneas para a apresentação dos trabalhos de forma online. A banca de avaliadores foi composta por professores da faculdade: Carla Patrícia Carlos, Renata Bereta, Natália Banhos, Jusciele Moreli, Carolina Colombelli Pacca, Araré Carvalho e Fernanda Novelli Sanfelice, além da coordenadora do curso de medicina da FACERES, Dra. Patrícia Cury.
Para os estudantes, foi uma oportunidade de muita aprendizagem. Um dos projetos apresentados, criado pelos alunos Hugo Pezatti Martin, Juliana Pires Sarambele e Juliana Cordeiro Salomão, abordou o Sistema Único de Saúde. Eles idealizaram uma mascote para a divulgação de informações confiáveis em escolas do ensino fundamental: Dra. SUSy. Segundo os discentes, a ideia principal é esclarecer como é o funcionamento do sistema de saúde, assim estreitando laços entre o SUS e a comunidade.
A acadêmica Yanna Carrelo Monari avaliou o evento como uma oportunidade valiosa para sua jornada universitária. “O momento da apresentação foi determinante para que eu tivesse a certeza de que escolhi a profissão certa”, relata Yanna.
A discente, como tantos outros alunos, pretende dar sequência aos projetos apresentados.
Ainda de acordo com o Prof. Felipe, os alunos alcançaram as metas pretendidas nos projetos de pesquisa, ou seja, estabelecer uma relação entre questão de pesquisa, hipótese, objetivo e método, para verificar se existe uma linha de raciocínio científico clara para o que for apresentado. Já para os projetos de extensão, os alunos foram capazes de perceber uma demanda social e buscar caminhos para dialogar com a comunidade sobre essa necessidade, a partir dos conhecimentos produzidos no curso de medicina, explica Norma Barbosa Novaes Marques, orientadora dos projetos juntamente com o prof. Felipe.