Simpósio e caminhada marcam Setembro Amarelo na FACERES

Simpósio e caminhada marcam Setembro Amarelo na FACERES

O Setembro Amarelo, mês que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, será lembrado na FACERES com um simpósio em analogia ao filme “Nasce uma Estrela” e uma caminhada. A campanha, no nono mês do ano, é reconhecida como forma de abordar o diálogo e prevenir o suicídio, que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, relatam que 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos.

Na terça-feira, dia 10, às 18h,  Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Liga de Psiquiatria, em conjunto com o Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico (NAEP) e o Centro Acadêmico Dra. Patrícia Cury, promovem o Simpósio “Nasce uma Estrela – por trás das entrelinhas”, onde haverá debate de trechos do filme (Nasce uma Estrela) baseando no tema: prevenção do suicídio com um olhar psicanalista.

Psicólogos clínicos e psicanalistas farão parte de um bate papo a respeito do tema. Taciana de Freitas Calmon Ruel, psicóloga clínica e jurídica; e José Flávio Hermenegildo Gonçalves, psicólogo do Cultura Psicanalítica, irão argumentar o assunto sob o olhar profundo, utilizando como ferramenta ilustrativa o filme.

Além do suicídio, o Setembro Amarelo também atua no combate à depressão e outros problemas de saúde mental.

No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 8h. alunos e preceptoras da FACERES participam de uma Caminhada no Lago 2 da Represa Municipal de São José do Rio Preto, com intuito de mobilizar a população. “Realizamos essa campanha como forma de sensibilizar para que as pessoas se atentem à qualidade de vida em termos de saúde mental, que interfere em todas as áreas da nossa vida. A ideia é envolver e orientar quem estiver na represa sobre a importância da prevenção do suicídio e incentivar a percepção e acolhimento diante desse cenário”, fala Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.

A atividade está inserida nas atividades do PIC (Programa de Integração Comunitária), da FACERES e é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Preto, por meio de ações de promoções da saúde, em conjunto com UBS e UBSF onde são realizadas ações.

A caminhada e o simpósio são abertos ao público. O valor da entrada para o Simpósio: “Nasce uma Estrela – por trás das entrelinhas” é de R$5,00.

A participação na caminhada é gratuita.

 

            Serviço Setembro Amarelo FACERES:

 

Simpósio: “Nasce uma Estrela – por trás das entrelinhas”

Dia 10 de setembro, às 19h

Auditório – FACERES

Inscrição: R$5,00 + 1kg de alimento

 

Caminhada de mobilização

Dia 12 de setembro, às 08h

Lago 2 da Represa Municipal de São José do Rio Preto

Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *