4º Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde reúne pesquisadores renomados da ciência nacional e internacional

4º Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde reúne pesquisadores renomados da ciência nacional e internacional

Evento foi realizado de forma online e ao vivo e está disponível no canal do YouTube da faculdade de medicina FACERES

Mais de 1500 congressistas, de todo o Brasil, participaram do 4º Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde (SIEPS) e 3º Workshop Café Virtual dos Comitês de Ética em Pesquisa. Foram 24 horas de transmissão online, 106 trabalhos submetidos apresentados em pôster e 56 moderadores e painelistas.

O evento realizado de 31 de agosto a 02 de setembro, de forma online e gratuita, contou com a participação de pesquisadores, membros de comitê de ética em pesquisa, educadores, profissionais da área da saúde, estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento.

A mesa redonda da primeira noite do Simpósio trouxe como tema: Privacidade, Ética e Gestão de Dados na Ciência e nas Organizações.

Convidada a falar sobre “LGPD: Proteção de Dados e os Segredos para o Sucesso das Organizações na Era da Privacidade” Dra. Bruna Picolin Oller, advogada especialista em LGPD, reforçou a necessidade das instituições e empresas se adequarem a lei.  “O primeiro passo para que uma organização demonstre preocupação com a proteção dos dados é o fomento na cultura, o Tom fron the top (o exemplo que arrasta) deve ser utilizado de forma que o exemplo ao cuidado e a transparecia desses dados sejam levados através do tempo, tornando-se o óbvio algo habitual”, explica a advogada.

Com base na temática central “Boas Práticas em Pesquisa”, os palestrantes trouxeram temas como: A integridade ética da pesquisa; Privacidade, ética e gestão de dados na ciência e organizações; Coleta e gerenciamento de dados em pesquisa; Validade do instrumento de pesquisa e as estratégias para criar um formulário de avaliação eficaz; Pesquisa clínica e suas implicações na prática; Desafios e experiências éticas em pesquisas CHS e Biomédicas na visão do CEP e CONEP.

Professor Dr. Carlos Fernando Collares, especialista em avaliação para o European Board of Medical Assessors, falou sobre: “Como aumentar a validade do seu instrumento de pesquisa? Estratégias para criar um formulário de avaliação eficaz”. Professor ressaltou que a natureza da mensuração em educação, psicologia, ciências sociais de uma maneira geral é muito indireta, por isso é preciso ter estimativa de confiabilidade que é inversamente proporcional ao erro padrão de medida. Sendo importante não confundir validade com confiabilidade.

Oficinas e palestras marcaram a programação do 3º Workshop – Café Virtual dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), tem o apoio da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – para que os membros dos CEPs brasileiros possam compartilhar suas experiências. 

                            

Dra. Laís Alves de Souza Bonilha, Coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP falou sobre “O que deve significar as Boas Práticas em Pesquisa para os CEPs?” e trouxe reflexões importantes entre elas qual a intenção de se estabelecer as boas práticas clinicas para um sistema para muitos países. Qual intenção de harmonização para que as pesquisas possam ser feitas em vários países sem perder a qualidade?

Durante o evento, o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto anunciou o lançamento da CERES Health& Education Medical Journal, veículo de divulgação científica na área de educação em saúde.

As atividades do 4º SIEPS foram presididas pelas Profªs. Dra. Talita Caroline de Oliveira Valentino e Dra. Tamara Veiga Faria. O MSc. Jorge Augusto Feldens conduziu o cerimonial.

Todo o conteúdo está disponível, através do canal do YouTube da faculdade de medicina FACERES. youtube.com/@faceresmedicina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *