História
NO MUNDO
A primeira Empresa Júnior surgiu na França, em 1967, dando início a um conceito que se espalharia pelo mundo ao longo dos anos.
O crescimento do Movimento das Empresas Júnior (MEJ) se deu de maneira tão significativa que, dois anos mais tarde, foi criada a primeira Confederação Européia de Empresas Junior (Junior Association for Development in Europe – JADE) com a finalidade de representar as mais de 20 empresas juniores já existentes na França.
O foco do movimento era fazer com que as empresas junior fossem um meio de colocar em prática – num mercado de trabalho real – os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Atualmente, a França contabiliza mais de 100 empresas juniores, que envolvem cerca de 20 mil estudantes e movimentam mais de 20 milhões de dólares por ano.
NO BRASIL
A ideia de um Movimento Júnior Brasileiro surgiu em 1988, quando o então diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira – Sr. João Carlos Chaves – convocou jovens empreendedores interessados em formar a primeira empresa júnior do país.Ainda em 1988 foram fundadas as duas primeiras empresas junior brasileiras: Empresa Júnior – FGV, Júnior FAAP, respectivamente na Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Amando Álvares Penteado.
A consolidação do MEJ no Brasil, no entanto, viria dois anos depois com a criação da FEJESP – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, em 1990. Formada pelas sete empresas junior existentes, a organização tinha como principais objetivos representar a nova classe empreendedora, manter as instituições fiéis e coerentes ao conceito inicial e garantir a unidade do Movimento.
Segundo a Confederação Brasileira de Empresas Junior – o conceito de “Empresa Júnior” é:
“Uma associação civil e sem fins lucrativos – constituída por alunos de graduação – que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral, sob a supervisão de professores e profissionais especializados”
Responsabilidade Social
Temos responsabilidade, perante a sociedade, de despertar e desenvolver em cada cidadão a Responsabilidade Social, exercitando a cidadania por meio de ações e projetos que transmitam a consciência e a iniciativa para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Áreas de Atuação
• Industrial
• Comércio
• Setor Público
• Agronegócios
• Terceiro Setor
Missão
“Adquirir e transmitir conhecimentos aos nossos parceiros e colaboradores, atuando na sociedade, por meio da consultoria e gestão organizacional.”
Visão
“Possibilitar à comunidade uma empresa júnior atuante, reconhecida pela excelência dos serviços públicos prestados.”
Valores
Ética:
“Agindo com respeito, honestidade e transparência na execução dos trabalhos, nas relações com nossos parceiros, colaboradores e sociedade.”
Comprometimento:
“Comprometer-se com a excelência do trabalho e do resultado esperado, executando-o de forma socialmente responsável, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade.”
Espírito Empreendedor:
“Compartilhar idéias, objetivo comum e conhecimentos agregando valores às atividades praticadas, respeitando e conciliando adversidades.”
Responsabilidade Social:
“Desenvolver projetos para a obtenção de ganhos com medidas e princípios, visando a formação de profissionais comprometidos com a cidadania, questões ambientais e qualidade de vida da sociedade.”