1) Ao receber uma reclamação, evitar conclusões intuitivas e precipitadas. A prudência é tão necessária quanto a produção da melhor decisão.
2) Agir com modéstia, humildade e sem vaidade e vedetismo. Não há nenhum demérito no fato de as atividades do ouvidor correrem no anonimato, delas tendo conhecimento apenas a administração e as partes interessadas.
3) Manter o sigilo exigido. O segredo deve ser mantido mesmo quando os fatos que demandem investigações tenham repercussões sensacionalistas ou serem do conhecimento de todos. O ouvidor manter sua discrição, sua sobriedade, evitando que suas declarações sejam transformadas em ruidosos pronunciamentos.
4) Ter autoridade para ser acreditado. Decidir com firmeza. A titubeação é sinal de insegurança e afasta a confiança que se deve impor em momentos tão delicados.
5) Ser livre para agir com isenção. Não permitir de forma alguma que suas crenças, ideologias e paixões venham influenciar um resultado para o qual se exige absoluta imparcialidade e isenção.
6) Não aceitar a intromissão de ninguém, na tentativa de deformar sua conduta ou dirigir o resultado para um caminho diverso das suas legítimas e reais conclusões.
7) Ser honesto e ter vida pessoal correta. É preciso ser honesto para ser justo e ser imparcial. Só a honestidade confere um cunho de respeitabilidade e confiança.
8) Ter coragem para decidir. Coragem para concluir. Ter a altivez de assumir a dimensão da responsabilidade dos seus atos e não deixar nunca que suas decisões tenham seu rumo torcido por interesses inconfessáveis.
9) Ser competente para ser respeitado. Manter-se permanentemente atualizado. Para isso, é preciso obstinação e devoção ao estudo continuado, pois só assim suas decisões terão a elevada consideração pelo rigor que elas são elaboradas.
10) Acreditar que o seu papel de representante do cidadão comum, mais do que uma procuração de fato, é um sério compromisso em busca da satisfação do reclamante, do aperfeiçoamento do fato reclamado e da otimização da qualidade da instituição em que orgulhosamente é o seu Ouvidor.