Normas de Monografia do TCC

Normas de Monografia para elaboração de trabalho de conclusão de curso

APRESENTAÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito obrigatório para a conclusão do Curso de Medicina da Faceres. O trabalho poderá ser desenvolvido na forma de uma monografia seguindo as normas de elaboração sobre a estrutura do trabalho cientifico e apresentação gráfica que encontram-se disponiveis para no acervo da biblioteca da Faceres.

As normas para elaboração de trabalho de conclusão de curso foram baseadas nas documentação do estilo Vancouver criado para padronizar publicações de trabalhos acadêmicos do curso de medicina.

1   APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

 

  1. FORMATO

A formatação deve ser a mesma em todo o trabalho. As cópias encadernadas devem ser apresentadas em papel branco formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).

  1. MARGEM

Os trabalhos devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, com alinhamento justificado na margem direita.

  1. ESPAÇAMENTO

O texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm.  Os títulos das seções e subseções do trabalho devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um (1) espaço de 1,5 cm. O espaço simples deve ser utilizado somente para citações, notas, legendas, referências e resumos.

No caso das referências, estas devem ser separadas entre si por um (1) espaço simples em branco.

  1. DIGITAÇÃO

Recomenda-se utilizar a fonte Times New Roman com:

Tamanho 12 para o texto, títulos e subtítulos.

Tamanho 10  para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas.

  1. INDICATIVOS DE SEÇÃO

As seções e subseções do trabalho, alinhadas à esquerda, devem ser numeradas em algarismo arábico, em ordem crescente. A numeração precede o título, separado por um espaço de caractere. Coloca-se ponto apenas entre os números.

  1. PAGINAÇÃO

As folhas que antecedem a Introdução são contadas a partir da Folha de rosto, MAS NÃO NUMERADAS. A numeração deve figurar a partir da primeira folha da Introdução (parte textual) em algarismos arábicos, localizados no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior. Existindo apêndices e anexos, as folhas devem ser paginadas de maneira contínua, dando seguimento à do texto principal.

EXEMPLO:

 

 

  1. ABREVIATURAS E SIGLAS

Deve-se colocar o nome por extenso, seguido da abreviatura ou da sigla entre parênteses, somente na primeira vez que aparecer no texto.

  1. ILUSTRAÇÕES

São elementos utilizados para facilitar a compreensão do texto. Devem ser mencionados no texto e colocados o mais próximo possível da parte do texto onde ocorre a menção. São designados por seu nome específico: quadros, figuras, gráficos, mapas e outros.

Devem ser identificadas na parte superior, por seu nome específico, seguidas de seu número na ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão, e depois, o respectivo título. Deve-se mencionar a fonte (mesmo que seja produção do próprio autor), na parte inferior.

EXEMPLO:

 

Gráfico 1 – Gráfico deLinderberg

Fonte: Atkins, 2001, p. 102.

 

  1. TABELAS

As legendas devem vir na parte inferior da tabela. Podem indicar a fonte de dados e/ou apresentar explicações a respeito do conteúdo, inclusive dos símbolos ou das fórmulas utilizadas.

  1. Citação

Citação é a menção, no texto, de informação retirada dos documentos consultados para a realização do trabalho. Tem a finalidade de esclarecer ou complementar as informações do trabalho que está sendo elaborado. Utilizamos o estilo Vncouver, sistema numérico, as citações são numeradas consecutivamente para todo o trabalho.

EXEMPLO:

“Um parágrafo contém apenas uma idéia principal”.1

2.      ESTRUTURA DA MONOGRAFIA

 

ESTRUTURA    
 

 

PARTE EXTERNA

   

Capa

 

 

Lombada

 

 

 

PARTE INTERNA

 

 

Elementos pré-textuais

Folha de rosto
Errata
Folha de aprovação
Dedicatória
Agradecimentos
Epigrafe
Resumo
Abstract
Lista de ilustrações
Lista de tabelas
Lista de abreviaturas e siglas
Sumário
 

Elementos textuais

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
 

Elementos pós-textuais

Referências
Apêndice(s)
Anexo(s)

 

2.1.PARTE EXTERNA 

CAPA

Elemento obrigatório que deve conter informações indispensáveis como:

nome da nstituição;

nome do autor;

título; subtítulo (se houver);

local (cidade) da instituição; ano de entrega do trabalho.

Sugestão: usar fonte tamanho 16.

 

EXEMPLO:

LOMBADA

 

  • Impressa do alto para o pé da lombada (isto possibilita a leitura quando o trabalho está no sentido horizontal, com a face voltada para cima);
  • Nome da instituição
  • Nome do autor,
  • Título do trabalho 

 

 

  • PARTE INTERNA

 

  • ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

 

  1. FOLHA DE ROSTO 

 

  1. VERSO DA FOLHA DA ROSTO

 

Deve conter a catalogação da publicação (ficha catalográfica) que apresenta a descrição bibliográfica da obra.

 

 

  1. ERRATA

 

Contém uma lista de páginas e linhas em que ocorrem erros, seguida das devidas correções.

 

  1. FOLHA DE APROVAÇÃO

 

Contém nome do autor, título do trabalho, nome da instituição, data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituição a que pertencem.

 

  1. DEDICATÓRIA

Contém homenagens feitas pelo autor em seu trabalho a outras pessoas.

 

  1. AGRADECIMENTOS

Contém os agradecimentos, feitos pelo autor, a quem contribuiu na elaboração do seu trabalho.

 

  1. EPÍGRAFE

Contém uma citação direta com indicação de autoria.

 

  1. RESUMO

Consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes de um trabalho e informa, de maneira clara e sintética, os resultados e as conclusões mais importantes. É elaborado após o término da pesquisa. A extensão do resumo deve ser de 150 a 300 palavras. Pode ser colocada uma versão em inglês.

 

PALAVRAS-CHAVE

São descritores que indicam os assuntos essenciais abordados no trabalho. Podem ser formadas por uma única palavra ou mais. O número de palavras-chave não deve ultrapassar cinco. Devem vir relacionadas logo após o resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

  1. LISTA DE ILUSTRAÇÕES 
  1. LISTA DE TABELAS 
  1. LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 
  1. SUMÁRIO 

Folha com a relação de todas as partes do trabalho, com a indicação das respectivas páginas. 

  • ELEMENTOS TEXTUAIS 

a)      Introdução 

Parte inicial do texto em que deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

b)      Desenvolvimento 

Parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide- se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método. Pode ser dividido em metodologia, resultados e discussão.

Metodologia é a descrição clara e precisa dos métodos, materiais e equipamentos utilizados.

Resultado é a apresentação sistemática dos dados obtidos sem interpretação pessoal ou comparações.

Discussão é a explicação que mostra as relações entre os fatos observados, o que significa os resultados obtidos e fornece, também, elementos para as considerações finais.

c)       Conclusão 

Parte final do texto, na qual se apresentam considerações e/ou resultados correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Apresenta a síntese do assunto abordado com as considerações acerca do(s) objetivo(s) proposto(s).

  • ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 
  1. REFERÊNCIAS

Lista em ordem numerica conforme a citação no corpo do texto utilizando o estilo Vancouver.

Os títulos dos periódicos científicos devem ser abreviados de acordo com o “List of Journals Indexed in Index Medicus” (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Para periódicos nacionais e latino-americanos consultar o portal de periódicos da Bireme (http://portal.revistas.bvs.br).

EXEMPLOS:

Livro

Abbas Ak, Lichtman AH. Cellular and molecular immunology. 5th ed. Philadelphia: Elsevier; 2005. 564 .

Batistuzzo JAO, Itaya M, Eto Y. Formulário médico-farmacêutico. 2ª ed. São Paulo: Tecnopress; 2002. 550.

 

Capítulo de livro com a mesma autoria

Rey L. Bases da parasitologia médica. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. Capítulo 10, Anopluros: os piolhos do home; p. 354-7.

Capítulo de livro com autoria diferente

Taylor SM, Andrews AH. Endoparasitas. In: Andrews AH, Blowey, RW, Boyd H, Eddy RG. Medicina bovina: doenças e criação de bovinos. 2ª ed. São Paulo: Roca; 2008. p. 236-52.

Dissertações e teses

Silveira CT. A assistência da equipe de enfermagem no posicionamento cirúrgico do paciente durante o período intra-operatório [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2010.

Artigo de periódico

De um até seis autores, mencionar todos. Mais de seis autores, incluir os seis primeiros autores seguidos de et al. separando-os por vírgula:

MacNeela P, Clinton G, Place C, Scott A, Treacy P, Hyde A, et al. Psychosocial care in mental health nursing: a think aloud study. J. Adv. Nurs. 2010;66(6):1297-307.

Rastan S, Hough T, Kierman A, et al. Towards a mutant map of the mouse–new models of neurological, behavioural, deafness, bone, renal and blood disorders. Genetica. 2004;122(1):47-9.

Documentos em formato eletrônico – Periódico

Miranda L, Onocko-Campos RT. Análise das equipes de referência em saúde mental: uma perspectiva de gestão da clínica. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2010 [citado 2010 jul. 15];26(6):1153-62. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v26n6/09.pdf

Documentos e entidades

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.

Brasil. Constituição (1998). Emenda constitucional n.º9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alternando e inserindo parágrafos. Lex – Coletânea de legislação e Jurisprudência outdez 1995; 59:1966.

Universidade de São Paulo, Divisão de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho. Cipa : manual de treinamento. São Paulo: USP; 1992. 

  1. APÊNDICE

Folha com documento que complementa o tema tratado no trabalho elaborado pelo PRÓPRIO AUTOR. Pode ser formado por questionários, roteiros de entrevistas, gráficos e fotos. 

  1. ANEXO

Folha com documento que complementa o tema tratado elaborado por OUTROS AUTORES e que foram utilizados no trabalho.