Perfil do Egresso (FORMANDO)

As competências, habilidades e atitudes, para contemplar o perfil do egresso, estão estruturadas nos seguintes eixos:

  • Atenção à saúde;
  • Tomada de decisões;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Administração e gerenciamento;
  • Educação Permanente.

 

Para tanto a formação em Medicina requer conhecimentos e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, de forma integrada e interdisciplinar, previstas no Capítulo II, da DCN, resumidas aqui e complementadas por competências específicas do curso de Medicina da FACERES:

  • Atuar nos diferentes níveis de atendimento à saúde, com ênfase nos atendimentos primário e secundário;
  • Possuir visão biológica integrada das bases e formação e funcionamento do organismo, visando a compreensão e promoção de saúde e bem-estar individual e coletivo;
  • Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares; informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação;
  • Realizar com proficiência a anamnese e a consequente construção da história clínica, bem como dominar a arte e a técnica do exame físico;
  • Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicosocioambiental subjacentes à prática médica e ter raciocínio crítico na interpretação dos dados, na identificação da natureza dos problemas da prática médica e na sua resolução;
  • Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica;
  • Reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
  • Aprender a auto desenvolver-se continuamente garantindo educação permanente em saúde tanto durante sua formação quanto na prática profissional, cooperando com redes nacionais e internacionais de saúde e ensino no treinamento e desenvolvimento de futuras gerações;
  • Otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos seus aspectos;
  • Exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticos com base em evidências científicas e desenvolver, participar e aplicar pesquisas e outras formas de produção de conhecimento para melhorar a qualidade da atenção à saúde e do meio ambiente
  • Utilizar adequadamente recursos semiológicos e terapêuticos, validados cientificamente, contemporâneos, hierarquizados para atenção integral à saúde, no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção;
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e continuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
  • Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo biológico;
  • Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando-lhe a leitura crítica de artigos técnicos-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
  • Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde; gerenciar sua carreira profissional e atentar-se para as características do mercado de trabalho onde deverá se inserir;
  • Atuar no sistema hierarquizado de saúde, obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contrarreferência;
  • Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como médico;
  • Considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população;
  • Ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde;
  • Atuar em equipe multiprofissional;
  • Manter-se atualizado com a legislação pertinente à saúde, avaliar, utilizar e criar recursos e materiais de inovação em saúde considerando análise crítica de efetividade, qualidade e validação científica.

 

Dessa forma, a FACERES, fundamenta-se na sua matriz curricular e traz como perfil do egresso um profissional centrado e sensível às demandas da sociedade e direcionado à resolução dos agravos de maior prevalência epidemiológica nos contextos do munícipio de São José do Rio Preto, região e Estado de São Paulo, com olhar também enfocado nas populações vulneráveis, de forma a alinhar competências técnicas e socioemocionais para o enfrentamento das diversas etapas do processo saúde-doença.

 

A FACERES reconhece a importância de formar profissionais que estejam preparados para atender às demandas locais e regionais, considerando o município de São José do Rio Preto e região. O perfil profissional do egresso é cuidadosamente elaborado para se alinhar com as necessidades específicas da comunidade e da região onde está inserida. Além disso, a FACERES está sempre aberta a avaliar e ampliar seu currículo em resposta às novas demandas emergentes no mundo do trabalho. A Instituição está comprometida em contribuir para o desenvolvimento da região, preparando profissionais que possam fazer a diferença em suas comunidades e impulsionar o progresso da área.

 

Para atender às características regionais e locais do município de São José do Rio Preto, a FACERES, como uma Instituição de ensino superior de Medicina, adota uma abordagem abrangente e proativa. A FACERES tem parcerias com as instituições de saúde locais, como hospitais e unidades básicas de saúde o que permite com que os estudantes de Medicina tenham acesso a situações clínicas reais e contribuam para o atendimento das principais doenças da região.

 

A FACERES incentiva a pesquisa e iniciativas de prevenção relacionadas às principais doenças da região. Isso envolve colaborar com órgãos de saúde locais, regionais, nacionais e internacionais, realizar estudos epidemiológicos e promover a conscientização sobre os fatores de risco e medidas preventivas. Promove a integração dos estudantes de medicina com a comunidade local, realizando campanhas de saúde, eventos educativos e oferecendo serviços de atendimento médico gratuito em áreas carentes. Seu currículo inclui cursos, atividades de extensão e estágios que se concentram nas principais doenças da região. Isso garante que os estudantes estejam bem-preparados para lidar com os desafios de saúde locais. Investe na promoção de educação permanente e continuada a profissionais da saúde mantendo-os atualizados sobre as últimas práticas e avanços médicos relacionados às principais doenças locais. Realiza pesquisas para avaliações regulares para garantir que seus programas e abordagens estejam atendendo eficazmente às necessidades de saúde da comunidade local e regional.

 

Deste modo o curso busca formar um profissional humanista, crítico, reflexivo e generalista, apto a atuar em todos os níveis de atenção, nas diferentes áreas de prática médica e nos diferentes ciclos de vida, com aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, autogerindo sua formação e mantendo-se continuamente atualizado na prática da medicina, podendo também identificar e atuar diminuindo os efeitos da desigualdade social de forma individual e coletiva, trabalhando em equipe inter e multiprofissional, respeitando os limites e valorizando os potenciais de sua equipe.

 

Assim, o perfil do egresso está de acordo com as DCN’s, expressando as competências a serem desenvolvidas pelos discentes, além de estarem articuladas com a realidade local e regional onde a Instituição está inserida.