23º Fórum do Projeto Terapêutico Singular da FACERES destaca casos reais e experiências na Atenção Básica de Saúde

23º Fórum do Projeto Terapêutico Singular da FACERES destaca casos reais e experiências na Atenção Básica de Saúde

23º Fórum do Projeto Terapêutico Singular da FACERES destaca casos reais e experiências na Atenção Básica de Saúde

Alunos da 24ª turma de medicina da instituição apresentaram trabalhos sobre envelhecimento, solidão e saúde mental.

Temas atuais e diretamente ligados à realidade dos atendimentos em saúde ganharam destaque no 23º Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS) da Faculdade de Medicina FACERES. O evento apresentou trabalhos desenvolvidos pelos alunos a partir do acompanhamento de pacientes na Atenção Básica de São José do Rio Preto – SP, reforçando a importância da escuta, do vínculo e do olhar humanizado na formação médica.

As estudantes Maria Eduarda Rodrigues Martins e Mariana Oliveira, da 24ª turma de Medicina, participaram da edição com casos que abordaram o envelhecimento, a solidão e a depressão, tanto em idosos quanto em seus cuidadores. As experiências foram vivenciadas ao longo de meses, dentro da Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC), da FACERES.

Mariana explica que o projeto desenvolvido por seu grupo teve como foco os idosos cuidadores, que enfrentam uma sobrecarga física e emocional no cotidiano.

“A gente abordou mais a relação dos sintomas depressivos em idosos cuidadores, o que é um quadro que a gente vê muito hoje no Brasil, porque geralmente os idosos são eles que cuidam dos familiares, o que ocasiona uma depressão. Essa sobrecarga e solidão podem levar ao desenvolvimento de quadros depressivos”, conta.

“No nosso caso, acompanhamos uma idosa que cuidava do marido com Alzheimer e esquizofrenia, e tentamos buscar uma redistribuição das tarefas entre os filhos, para aliviar a sobrecarga e permitir que ela tivesse lazer e acompanhamento psicológico”, completa.

Já Maria Eduarda relatou a vivência com um paciente idoso que enfrentava solidão e resistência ao tratamento médico.

“O nosso caso era do envelhecimento em solidão. Ele era tabagista, tinha muita resistência a aderir medicamentos e consultas de rotina. Nós buscamos uma abordagem empática, conversando sobre autocuidado e rotina saudável. Depois da intervenção, ele aderiu ao tratamento e cessou o tabagismo”, destaca a estudante.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e o envelhecimento populacional traz novos desafios para a saúde mental. A depressão, que afeta até um em cada quatro idosos, muitas vezes passa despercebida. Temas como esses, tão presentes no dia a dia, foram discutidos ao longo do Fórum do PTS.

A coordenadora do Programa de Integração Comunitária da FACERES, Fernanda Novelli Sanfelice, destacou a importância de envolver os alunos em casos complexos, que exigem olhar multiprofissional. “Esses trabalhos mostram a necessidade de nos debruçarmos sobre problemas que não se resolvem apenas com uma visita domiciliar, mas com uma equipe multiprofissional atuando de forma integrada. Os alunos puderam acompanhar de perto os desafios da medicina e pensar em possibilidades através de um plano de ação compartilhado. É olhar para o envelhecimento com cuidado, acolhimento e amor, porque é isso que eles encontrarão no dia a dia profissional”, afirma.

O Fórum também contou com a participação de egressos da FACERES, hoje médicos residentes, que retornaram à instituição como avaliadores da 23ª edição. Antônio Marques Júnior, residente em Pediatria, ressaltou como a vivência no PTS foi determinante em sua formação. “Desde o início da faculdade, ter contato com a comunidade faz parte da nossa rotina. Entender a população do SUS e saber como agir para fazer a diferença na vida das pessoas é essencial. Hoje, como residente, vejo o quanto isso foi importante na minha trajetória”, diz.

Já Paulo Alexandre Rodrigues Rocha, residente em Medicina de Família e Comunidade, destacou o papel do projeto como base para a atuação médica.

“É muito importante para os alunos terem esse contato logo no começo da faculdade. O PIC aproxima o estudante da realidade do SUS e foi uma das matérias que mais me ajudou na residência, me dando base para entender e revisar projetos na prática. Foi fundamental para a minha formação”, conclui.

Trabalhos premiados:

DA SOBRECARGA AO EQUILÍBRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AUTOCUIDADO E CONDIÇÃO EMOCIONAL DE CUIDADORES

Beatriz Zanardo Cunha, Mariana Rezende Otaviano, Evandro Antunes, Felipe Fernandes Surian, Nathalia Moreira Zampieri, Lara Liz Faria Souza, Miguel Rassi, Léa Carolina Corrêa Rodrigues.

A VISITA DOMICILIAR COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO NO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR OU INTEGRAÇÃO, ESCUTA E CUIDADO: A PRÁTICA DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO CONTEXTO DOMICILIAR

Gabriel Coinete Faustino; Ana Laura Zolin; Elis Bedolo Baraldi; Júlia Martins Machado; Keury Larisa Santos Pessoa, Maria Fernanda de Camargo; Maria Vitória Andrade Ferreira Neto, Sarah Ribeiro Leite Dutra; Talita Fernanda Pereira.

RELAÇÃO ENTRE SINTOMAS DEPRESSIVOS E A SOBRECARGA EM IDOSOS CUIDADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E APLICAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Mariana Oliveira, Maria Clara Teles Hurtado, Manuela Parente Esteves Lamante, Leticia Visentainer Varotti, Kenzo Spada, Nicolle Manfio Gabriel de Arruda, Fernanda Sanches Barbosa, Fernanda Novelli Sanfelice.

O CUIDAR DE QUEM CUIDA: A SÍNDROME DO CUIDADOR E O PROCESSO DE LUTO EM UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR

Bruna Ferraz Bindella, Bianca Trindade Rodrigues, Daniele Cristina Garutti, Danillo Guimarães, Giovana Duarte Nunes, Maria Inoue, Maria Victoria Sosso, Pedro Doria, Renata Prado Bereta Vilela.

ATENÇÃO INTEGRAL EM CASOS DE ALZHEIMER E PARALISIA CEREBRAL: DESAFIOS NO CUIDADO CONTÍNUO

Priscila de Oliveira Baroni, Isabela de Fátima Negrelli Pelizer, João Pedro Lima Ávila, João Pedro Orate Baitello, Gustavo Della Colleta, Heitor Frazão Bernardes, Heitor Lemos Chiarato, Adais Marques Moreira Neto, Karina Rumi de Moura Santolíquido.

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