
Campanhas de conscientização nas unidades de saúde e palestras com especialistas marcaram a programação da Faculdade de Medicina FACERES no mês dedicado à prevenção do câncer de mama
Ações do Outubro Rosa contaram com atividades do PIC e palestras na 3ª edição do evento Laço Lorena.
Durante o mês de outubro, a Faculdade de Medicina FACERES promoveu diversas ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As atividades envolveram o Programa de Integração Comunitária (PIC) e o Centro Acadêmico da faculdade, por meio da 3ª edição do evento Laço Lorena.
Nas unidades de saúde de São José do Rio Preto, alunos do PIC (Programa de Integração Comunitária), realizaram orientações a 284 pacientes, abordando hábitos saudáveis, fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e importância dos exames de rastreio. Sob supervisão das professoras da disciplina, os estudantes desenvolveram atividades práticas e educativas, promovendo um diálogo acessível e humanizado com a comunidade.





“Foi uma experiência muito enriquecedora. Contribuir para a conscientização sobre o câncer de mama nos mostrou o quanto a empatia e a escuta ativa são essenciais na prática médica. Foi uma oportunidade de compreender, na vivência com a população, o papel humanizado do médico na sociedade”, destacou a estudante Gabriela Egydia Ferraz Prado, da 26ª turma de medicina da FACERES.
A coordenadora do PIC, Profa. Fernanda Novelli Sanfelice, ressaltou o impacto dessas atividades na formação dos futuros médicos. “O contato com a comunidade permite aos alunos compreenderem que a medicina vai além do diagnóstico e do tratamento. Envolve responsabilidade social, comunicação e acolhimento. Cada orientação compartilhada é uma oportunidade de transformar vidas”, afirma.





Além das ações nas unidades de saúde, o Centro Acadêmico da FACERES promoveu a 3ª edição do evento Laço Lorena, que reuniu palestras com os médicos Dr. Gabriel Dumbra, ginecologista e obstetra e Dr. Fábio Leite, oncologista. A iniciativa leva o nome de Lorena Silvestre Gabioli, egressa da FACERES que enfrentou o tratamento contra o câncer de mama e tornou-se símbolo de superação e inspiração.
“Falar sobre câncer de mama é falar sobre cuidado, diagnóstico precoce e empoderamento feminino. A informação é uma das principais ferramentas na luta contra essa doença, e eventos como o Laço Lorena fortalecem esse compromisso”, destaca o Dr. Gabriel Dumbra.


