
Avaliação Chave integra teoria e prática no curso de medicina da FACERES
Estudantes participaram de estações práticas e casos simulados que avaliam, de forma integrada, conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais à formação médica.
A Faculdade de Medicina FACERES realizou, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, mais uma edição da Avaliação Chave, um exame programático que acompanha a trajetória acadêmica dos estudantes desde o primeiro semestre. O processo reúne diferentes métodos avaliativos que simulam situações reais da rotina médica, integrando teoria e prática em um formato dinâmico e desafiador.
Durante a avaliação, os alunos passam por estações simuladas, que reproduzem cenários clínicos em áreas como clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e saúde coletiva. Além do raciocínio clínico, são avaliados também aspectos como comunicação, postura ética e habilidades técnicas.
De acordo com Araré Carvalho, membro do Núcleo de Avaliação da FACERES, o exame é estruturado em várias etapas que buscam refletir a complexidade da prática médica.
“A primeira estação que eles participam é o OSCE, onde treinam atendimento em cenários simulados do dia a dia médico. Depois, passam por habilidades como sutura e intubação, seguem para a sala de informática para responderem um questionário sobre a percepção da avaliação e do curso, e finalizam com uma prova de 50 questões sobre as cinco grandes áreas da medicina”, explica.







Para o estudante José Luiz Borges de Paula, da 23ª turma, a experiência foi marcante e essencial para testar o aprendizado de forma prática. “É sempre uma experiência boa, que testa nosso conhecimento e como conseguimos aplicá-lo, inclusive na linguagem médica. Gostei bastante dos casos simulados — principalmente o cenário em que precisei socorrer uma pessoa em parada cardíaca. Fiquei satisfeito em saber exatamente o que fazer naquele momento”, comenda o acadêmico.
Ele destaca ainda que o formato da Avaliação Chave contribui para a preparação frente aos desafios reais da profissão.
“Aprendemos a lidar com as surpresas dos atendimentos e com a pressão de encontrar respostas rápidas, o que nos prepara para a prática médica. Também me ajudou a tentar assimilar melhor o conteúdo teórico à prática, simulando situações e reforçando o aprendizado”, fala.
A Avaliação Chave é realizada semestralmente e representa um dos pilares do modelo de ensino da FACERES, que valoriza a integração entre as áreas básicas e clínicas, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais ao futuro médico.
“Mais do que uma prova, trata-se de uma experiência formativa, que permite ao aluno reconhecer seus avanços, refletir sobre sua trajetória acadêmica e se preparar para os desafios da vida profissional — desde o estágio até as provas de residência médica”, finaliza a coordenadora do curso, Dra. Daiane Colman Cassaro.










