Prevenção e diagnóstico precoce do câncer são temas de ações da Faculdade de Medicina FACERES em unidades de saúde de Guapiaçu

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer são temas de ações da Faculdade de Medicina FACERES em unidades de saúde de Guapiaçu

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer são temas de ações da Faculdade de Medicina FACERES em unidades de saúde de Guapiaçu

Atividades de extensão orientaram mais de 220 pacientes com foco na promoção da saúde.

Como parte das atividades do PIC – Programa de Integração Comunitária, alunos da Faculdade de Medicina FACERES promoveram duas importantes ações de extensão voltadas à conscientização e prevenção do câncer, em unidades básicas de saúde de Guapiaçu-SP.

As iniciativas envolveram estudantes da 24ª e da 25ª turma de medicina e aconteceram em momentos distintos, de acordo com as datas de campanhas específicas de saúde.

No dia 08 de abril, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, os alunos da 24ª turma realizaram abordagens educativas com usuários do SUS, levando informações sobre fatores de risco, sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce para diversos tipos de câncer.

Já os estudantes da 25ª turma organizaram uma ação voltada para a conscientização sobre o câncer colorretal, em alusão ao março azul-marinho, mês dedicado à prevenção desse tipo de câncer. Durante a atividade, foram repassadas orientações sobre sintomas, hábitos saudáveis e medidas preventivas, além do esclarecimento de dúvidas da população.

Ao todo, mais de 220 pacientes foram orientados nas duas ações, reforçando o compromisso da instituição com a promoção da saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025. O câncer colorretal, especificamente, está entre os mais incidentes, ocupando a segunda posição entre mulheres e a terceira entre homens.

Para a Prof.ª Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de extensão da FACERES, esse tipo de vivência é fundamental para a formação médica:

“As ações do PIC mostram aos nossos alunos a importância do cuidado com a comunidade e o impacto que a orientação bem feita pode ter na vida das pessoas. São experiências que reforçam o olhar humanizado, essencial para uma medicina comprometida com a prevenção e com o bem-estar coletivo”, afirma.

As atividades foram supervisionadas por professores da FACERES e integram a proposta pedagógica da instituição, que incentiva o contato dos alunos com a atenção básica e a participação ativa em ações de promoção à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *