
Projeto de Extensão da Faculdade de Medicina FACERES alerta estudantes sobre o impacto do uso excessivo das telas
Cerca de 1.000 crianças e adolescentes foram conscientizados sobre os efeitos na saúde física e mental.
O Projeto de Extensão “Influência das telas para a saúde” foi realizado nas Escolas Estaduais Prof. Antônio de Barros Serra e Professor José Felício Miziara, em São José do Rio Preto – SP. A ação foi promovida pelos estudantes de medicina da FACERES, por meio do eixo Ratione Saúde e também no Projeto de Incentivo ao Cooperativismo, com supervisão das professoras do Programa de Integração Comunitária (PIC).


Cerca de 1.000 alunos participaram da iniciativa, que abordou os impactos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos na saúde física e mental. A atividade contou com rodas de conversa e dinâmicas interativas, trazendo informações sobre como o tempo prolongado diante das telas pode causar problemas como fadiga ocular, distúrbios do sono, ansiedade e estresse. Além disso, foram apresentadas estratégias para equilibrar o digital e o offline, promovendo hábitos mais saudáveis.
O coordenador do Projeto de Incentivo ao Cooperativismo, Bruno Ventura, destacou a importância da conscientização: “Foi um momento de aprendizado ajudando nossos alunos a entenderem a importância de cuidar de sua saúde enquanto navegam no mundo digital. Teve até um desafio para um jogo de queimada entre os participantes, para reforçar a importância da atividade física, uma forma de desconectar e intercalar o tempo além das telas”, conta.
Já Maria Luiza Bueno, presidente do Projeto Ratione, enfatizou a relevância da parceria com a FACERES: “A parceria do Projeto Ratione com a Faculdade de Medicina FACERES é extremamente valiosa, pois, em cada ação, o conhecimento é levado para os alunos das escolas atendidas pelo Ratione e contribui diretamente para a formação de hábitos mais saudáveis”, comenta.



Desconectar-se traz inúmeros benefícios, como a redução do estresse, o aumento da criatividade, a melhora na produtividade e a construção de relacionamentos mais saudáveis. A iniciativa reforçou a importância de um equilíbrio entre o mundo digital e a vida offline, incentivando os jovens a adotarem práticas mais saudáveis no seu dia a dia.