Terceiro Fórum Internacional de Aperfeiçoamento Curricular da FACERES reúne dezenas de profissionais da área da saúde e sociedade civil

Terceiro Fórum Internacional de Aperfeiçoamento Curricular da FACERES reúne dezenas de profissionais da área da saúde e sociedade civil

Com o compromisso de formar médicos preparados para os desafios do século XXI, a faculdade de medicina FACERES promoveu o 3° Fórum Internacional de Aperfeiçoamento Curricular (FIAC). O evento é um espaço de diálogo entre a faculdade, e convidados representantes da sociedade civil, ONGs, OSs, além da participação de professores, alunos e funcionários da instituição.

Segundo o organizador do evento, Prof. Dr. Araré Carvalho, a faculdade entende a importância de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios de uma sociedade desigual, diversa e multicultural, e busca com atenção às necessidades contemporâneas, ajustar seu currículo às demandas mais urgentes e importantes para a população.

“Nesta terceira edição, a instituição aprofundou as sugestões trazidas nas edições anteriores e como novidade utilizou dinâmicas para que os participantes pudessem entender melhor a formação médica e quais habilidades, conhecimentos e técnicas os futuros médicos devem desenvolver durante a graduação. Convidamos dois atores para encenar cenas reais do cotidiano de um consultório. Essas dramatizações trouxeram à tona situações que muitos pacientes enfrentam no dia a dia, abordando desafios e dilemas comuns no atendimento médico. A partir dessas encenações, promovemos um debate reflexivo entre os participantes, incentivando a análise crítica e a troca de ideias sobre como melhorar o cuidado ao paciente. Essa dinâmica foi fundamental para ampliar a compreensão dos futuros médicos sobre a importância da empatia, da comunicação efetiva e de um olhar atento às necessidades dos pacientes,” explicou Araré.

Jéssica Santos, enfermeira responsável pelo Lar de Betânia, acredita que implementar sugestões práticas pode ser mais simples do que parece. A enfermeira explica que os livros são claros e indispensáveis, mas é no campo, na prática, que o olhar se torna mais amplo. Essa vivência ensina a identificar as dores com mais rapidez e a desenvolver novas formas de lidar com as patologias. “Trazer a vivência e o olhar de quem trabalha diariamente na área da saúde, tanto no setor público quanto no privado, é essencial para moldar os futuros médicos. É no cotidiano dos consultórios que enfrentamos realidades que vão além dos livros, e compartilhar essas experiências é uma oportunidade para promover empatia e aprimorar o cuidado ao paciente. É fundamental que os alunos coloquem a mão na massa: tocar o paciente, sentir suas dores, prestar atenção aos detalhes”, enfatiza Jéssica.

As parcerias firmadas nas edições passadas com o Instituto dos Cegos e o Projeto Mundo Novo – PIC Projeto de Incentivo ao Cooperativismo proporcionaram abordagens em questões como saúde mental, autocuidado, controle de doenças crônicas, primeiros socorros, desenvolvimento infantil e saúde integral, com foco nas necessidades específicas desses públicos.  Tais ações possibilitam a inclusão e a qualidade de vida, com a promoção da saúde em comunidades carentes, visando a formação de cidadãos mais conscientes e preparados.

Para Bruno Ventura do Projeto Mundo Novo – PIC Projeto de Incentivo ao Cooperativismo a integração entre a rede pública e a privada permite não apenas um alcance maior, mas também traz mais visibilidade para as necessidades reais das pessoas. “Com uma atuação conjunta, conseguimos identificar lacunas e criar soluções que gerem impactos positivos tanto na qualidade do atendimento quanto na formação dos futuros profissionais de saúde.

Através de nossa parceria, esperamos promover cada vez mais o estreitamento entre a comunidade e os médicos. Esse vínculo é essencial para que as demandas da nossa população, especialmente nas áreas mais distantes, possam ser atendidas de forma eficaz”, declara Bruno.

O FIAC tem como objetivo promover debates que impactem positivamente a sociedade e de formar médicos preparados para atuar com responsabilidade social e competência técnica.

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