Projeto Ratione: Parceria da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto com a faculdade de medicina FACERES leva orientação e prevenção para crianças e adolescentes
Uma importante parceria entre o departamento de Extensão da FACERES e o judiciário de São José do Rio Preto, está impactando positivamente a comunidade por meio de atividades de orientação e prevenção. É o projeto Ratione, criado e coordenado pelo Núcleo de Avaliação Psicológica da Vara da Infância e Juventude de S. J. Rio Preto que sustenta um dos pilares mais importantes no fator prevenção: educação integrada e compreensiva que gera promoção do bem-estar de adolescentes e jovens.
A FACERES, através do departamento de Extensão, integra o projeto com a participação dos alunos do PIC (Programa de Integração Comunitária). O foco do projeto é fornecer informações sobre saúde, em escolas do município com foco na saúde integral.
Priscila Silveira Duarte, coordenadora do Projeto Ratione, destacou a importância de ensinar comportamentos de cidadania e civilidade, visando criar um ambiente escolar mais saudável. “A parceria entre a FACERES e o projeto busca levar para as escolas um programa de psicoeducação, abordando temas essenciais como saúde, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hepatite B, HIV e gravidez precoce”, afirma.
A Escola Estadual Vittor Brito Bastos é uma das instituições de ensino onde são realizadas dinâmicas educativas. A diretora Suzel Carneiro e a professora de Ciências, Magna Teixeira de Melo Dourado, elogiaram a participação dos alunos e a eficácia das orientações. “Os alunos receberam muito bem as orientações que fazem parte do currículo escolar”, afirma Suzel.
“O conteúdo passado por pessoas jovens trouxe uma identificação com os estudantes, que absorveram as informações com muita facilidade”, diz a professora Magna.
Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora da Extensão da FACERES e do PIC, ressaltou a importância de levar as atividades para a comunidade escolar, contribuindo não apenas para a formação dos alunos, mas também para o fortalecimento da comunidade como um todo. “Nós utilizamos metodologias de acordo com a necessidade. Com foco na promoção da saúde e educação de forma lúdica”, explica.
A iniciativa não se limita apenas à escola Vitor Britto Bastos, a Escola Antônio de Barro Serra, também recebe as atividades da parceria entre a faculdade de medicina FACERES e o projeto Ratione.
O juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Dr. Evandro Pelarin, destacou a importância do voluntariado e da integração entre faculdade e comunidade. “É significativa a atuação na prevenção de riscos às crianças e adolescentes, cumprindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente com questões iminentes nessa faixa etária”, relata o juiz.
A parceria entre a Vara da Infância e Juventude, a Faceres e o Projeto Ratione evidenciam o impacto positivo que a educação e a orientação podem ter na comunidade, proporcionando um ambiente mais saudável e consciente para as gerações futuras.
Essa colaboração destaca a importância do envolvimento comunitário na construção de um futuro melhor.
Projeto premiado
Em dezembro de 2023, o Projeto Ratione, celebrou o reconhecimento por meio de uma prestigiosa menção rosa no Conselho Nacional de Justiça, em Brasília, um prêmio altamente disputado entre mais de 80 projetos de todo o país. A premiação é uma validação do esforço incansável da Vara da Infância e Juventude, que, em colaboração com as instituições de ensino superior, impacta positivamente as escolas públicas de São José do Rio Preto.
O Juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, expressou profundo agradecimento à Faculdade de Medicina, a FACERES, por ser uma parceira essencial no caminho do Projeto Ratione. “Este projeto, dedicado ao atendimento de escolas públicas na cidade, não apenas recebeu reconhecimento nacional, mas também se destacou como um esforço coletivo que demonstra a eficácia do trabalho desenvolvido em parceria com as universidades locais”, afirmou Dr. Pelarin.
O prêmio representa não apenas a excelência do Projeto Ratione, mas também a dedicação dos estudantes, tutores e professores envolvidos. O reconhecimento nacional é motivo de orgulho para a cidade, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido em prol das futuras gerações.