Projeto de extensão do curso de medicina FACERES avalia carteirinhas de vacinação em unidades de saúde
A vacinação é a forma mais eficaz e segura de proteção contra doenças infecciosas.
Um projeto de extensão do curso de medicina FACERES desenvolvido durante o estágio de pediatria, por alunos da turma 15, avaliou as carteirinhas de vacinação de 104 crianças que passaram nas UBS´s na cidade de Bady Bassit.
Desse número, 98 crianças estavam com a carteirinha de vacinação completa e somente 6 estavam com a vacinação incompleta.
Os alunos orientaram e conscientizaram as mães e responsáveis das crianças reforçando a importância da vacina e imunização.
Vacinas que faltavam nas carteiras incompletas: 2ª dose HPV; 2ª dose Rotavírus; 1ª e 2ª dose HPV; Meningocócica; Pentavalente; VIP; pneumocócica; 1ª e 2ª dose Rotavírus; Febre Amarela; Pneumocócica.
Dados obtidos do Projeto:
A vacinação é reconhecida como uma das intervenções de saúde pública mais bem-sucedidas. Por meio da vacinação é possível proteger contra as doenças e suas complicações. Quando uma pessoa é vacinada, ela não protege só a si mesma, mas protege também as pessoas próximas e a coletividade. Por isso, é importante manter o cartão de vacinação atualizado.