20º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica da faculdade de medicina FACERES reúne mais de trinta trabalhos

20º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica da faculdade de medicina FACERES reúne mais de trinta trabalhos

Apresentações permitem que alunos e professores compartilharem conhecimentos e experiências que somam diferenciais ao currículo acadêmico e profissional.

Para estimular as iniciativas científicas dos alunos do curso de medicina da FACERES, a faculdade promoveu o tradicional Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, que está em sua 20ª edição.

Os alunos da turma 20 apresentaram os trabalhos científicos produzidos na disciplina Habilidades de Pesquisa II, desenvolvidos sob supervisão de professores, durante o período letivo.

Seguindo a premissa do entrelaçamento ensino, pesquisa e extensão, a faculdade estimula as atividades de pesquisa e o resultado pode ser visto nos 14 pôsteres de diferentes assuntos, apresentados no evento.

Felipe Colombelli Pacca professor e organizador do evento, diz que as apresentações permitem que alunos e professores compartilhem conhecimentos e experiências que somam diferenciais ao currículo acadêmico e profissional.

“Os projetos de pesquisa auxiliam no desenvolvimento pessoal e complementam a formação profissional, por submeter o aluno ao planejamento, organização e construção de argumentos e evidências realizadas através de pesquisa científica para desenvolvimento do projeto”, explica Pacca.

Gabriel Ferreira Branco, Gabriel Rosa, José Pedro Promissia e Lucas Ariolli Spinelli apresentaram o projeto “Avaliação da qualidade/privação do sono relacionados com as notas dos acadêmicos de medicina.”

Para os acadêmicos a qualidade do sono é algo a ser questionado durante a graduação dos estudantes universitários de medicina, sendo algo precário e com muitos prejuízos durante toda a formação. As altas cargas horárias, grades curriculares extensas e responsabilidades acadêmicas são impactantes na qualidade de sono dos estudantes, influenciando negativamente o processo de aprendizagem.

Outro grupo que pensou na qualidade do sono dos acadêmicos de medicina foi o das alunas Lívia Lima e Silva Pessoa, Beatriz Peixoto Coinete, Lívia Rodrigues Galera, Olívia Scatena Lima da Rocha e Vitória Picoloto Barbosa.

Com o tema “Efeito dos óleos essenciais sobre o sono dos estudantes de medicina”, as acadêmicas propõem analisar o efeito que os óleos essenciais têm sobre o sono, com o objetivo de medir a qualidade do sono dos estudantes de medicina. No relato as acadêmicas sugerem que a aromaterapia é uma prática integrativa complementar baseada no uso de substâncias extraídas de plantas resultando em óleos essenciais aromáticos. O óleo essencial de lavanda, mostrou possuir grande eficácia em reduzir o nível de estresse, e auxiliar na manutenção do ciclo do sono, além de melhorar o temperamento e causar relaxamento por apresentar caráter sedativo ou ampliação da sonolência.

Na 20ª edição, uma novidade, a incorporação de mais uma etapa para que os alunos pudessem apresentar diferentes aspectos do processo científico. Os acadêmicos da turma 19 do curso de medicina FACERES apresentaram 17 trabalhos de revisão integrativa, em que desenvolveram uma síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.

O evento conta com o apoio da FAPERP.

“Uma banca examinadora composta por representantes da sociedade civil, comunidade científica e acadêmica avaliaram as apresentações dos alunos”, finaliza Pacca. 

 

 

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