Projeto de Extensão promove avaliação antropométrica de mais de 400 alunos da rede municipal de Guapiaçu
Os resultados fornecem dados importantes para o entendimento do estado geral da saúde dos alunos
O que é avaliação antropométrica? É a medida das dimensões físicas de uma pessoa, incluindo peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento, fornecendo dados importantes para o entendimento do estado geral da saúde dos nossos alunos.
O acompanhamento sistemático do crescimento e do desenvolvimento infantil é de grande importância, pois corresponde ao monitoramento das condições de saúde e nutrição da criança assistida. Os índices antropométricos são utilizados como o principal critério desse acompanhamento.
Acadêmicos da turma 19 do curso de medicina da FACERES realizaram a avaliação antropométrica nos alunos da rede municipal de Ensino de Guapiaçu como parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria Saúde-Educação.
A ação faz parte do projeto de extensão curricularizado “Promovendo a saúde integral de crianças e adolescentes no ambiente escolar”, que tem por objetivo realizar ações estratégicas do PSE nas escolas públicas da cidade de Guapiaçu. Este foi desenvolvido em dois momentos e abordou, junto ao público escolar, temas sensíveis como a verificação e análise de dados clínicos (peso e altura) de importância para diagnóstico precoce de obesidade, além de orientações de alimentação saudável para as crianças e adolescentes contemplados.
Foram avaliadas 424 crianças na primeira etapa do projeto realizado em duas escolas de Guapiaçu; EMEF Coronel José Batista de Lima e Escola Alberto Basílio de Almeida.
Na parte final do trabalho, serão entregues relatórios para as escolas da primeira etapa do projeto e analisadas mais crianças.
Segundo a coordenadora do PIC, professora Fernanda Novelli Sanfelicce, o relatório com as avaliações possibilitará sensibilização, acompanhamento e devolutiva das condições de saúde da comunidade escolar do município, servindo como subsídio para futuras intervenções dos setores da saúde e educação.