Acadêmicos de medicina orientam população sobre a importância da saúde e da boa alimentação
Ação realizada em unidades de Estratégias de Saúde da Familia (ESF) de Guapiaçu marcam o Dia da Saúde e Nutrição
Para marcar o Dia da Saúde e Nutrição, comemorado nesta quinta-feira (31), o eixo Programa de Integração Comunitária (PIC) em conjunto com os alunos da 1ª etapa (T 20) do curso de medicina da FACERES, realizaram uma campanha de orientação na comunidade.
A data é uma oportunidade para avaliar a rotina alimentar, além de debater a importância de políticas públicas e sugerir mudanças.
As ações foram realizadas nas salas de espera das unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Guapiaçu.
“Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação, orientando os usuários quanto à adesão de hábitos alimentares saudáveis”, diz a coordenadora do PIC, Fernanda Novelli Sanfelice.
De acordo com um estudo sobre A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile, a perspectiva é que os brasileiros estejam cada vez mais acima do peso em 2030: a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68%, ou seja, sete em cada 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro.