Campanha Novembro Azul enaltece a importância da prevenir o câncer de próstata
Acadêmicos da medicina FACERES produziram materiais informativos sobre a doença
Por meio de vídeos e cartazes informativos, a turma 19 da medicina FACERES, promove sensibilização e conscientização sobre a importância da prevenir o câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre a doença e da importância em estar com exames em dia, já que é o câncer mais comum entre os homens. É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em alguns casos é uma doença silenciosa, porém alguns pacientes podem apresentar sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, maior necessidade de ir ao banheiro, além da presença de sangue na urina.
A boa notícia é que, se detectado no início, as chances de cura deste tipo de câncer são de mais de 90%.
“Como aluno da FACERES, fico enaltecido com a preocupação da faculdade em participar dessa campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Próstata, por meio da qual há a conscientização da população, através da disseminação de informações relevantes, sobre a importância de um diagnóstico precoce”. afirma o aluno Silvio de Melo Scandiuzzi.
Diagnóstico
O exame de toque é um dos métodos de rastreio para a detecção precoce do câncer.
Além disso a doença pode ser detectada pelo exame de sangue, o PSA, chamado antígeno específico da próstata.
Entre os exames de imagem também pode ser usada a ultrassonografia, que é um exame através do qual se visualiza, em tempo real, os órgãos e tecidos do corpo.
Não deixe para depois! Cuide-se, previna-se e converse com seu médico!