1º Simpósio de Ensino e Extensão reúne 700 participantes e instituições de ensino superior em debate sobre a curricularização da extensão
Evento on-line foi promovido pela faculdade de medicina FACERES
Com debates sobre a curricularização da extensão, o 1º Simpósio de Ensino e Extensão, promovido pela faculdade de medicina FACERES, reuniu entre os dias 09 e 11 de setembro, mais de 20 instituições de ensino superior.
Foram 700 participantes de diferentes regiões do Brasil que puderam investir em capacitação e aprimoramento das ações extensionistas em universidades. “Ninguém constrói nada sozinho e esse evento prova que a união, a partilha e o diálogo, aproximam, integram e fortalecem o trabalho docente em instituições”, celebra Fernanda Novelli Sanfelice responsável pela comissão organizadora do simpósio.
Com programação on-line, as atividades resultaram em mais de 60 horas de aprendizado e troca de experiências entre palestras, oficinas, conferências e apresentação e trabalhos de alto nível científico e grande contribuição social.
O SEEXT contou com a participação de pesquisadores, acadêmicos, profissionais de diversas áreas e interessados na abordagem das práticas que envolvem a comunidade acadêmica e contribuem para a sociedade externa, que é o grande foco da curricularização da extensão.
Pessoas de todo Brasil estiveram envolvidas durante os três dias de evento, onde o tema principal foi a inserção dos 10% da extensão nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, com base na Resolução nº. 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.
O diretor da faculdade de medicina FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, disse que o simpósio foi muito esclarecedor a todos os participantes que puderam assistir a brilhantes palestras, com informações relevantes nesse momento tão desafiador para a comunidade acadêmica.
“O SEEXT reuniu professores de várias instituições que durante 60 horas, somaram experiências e agregaram conhecimento sobre a curricularização da extensão nas faculdades”, destacou Dr. Toufic.
O SEEXT teve transmissão pelo canal do YouTube da FACERES:
Confira as palestras:
Faceres Medicina: https://www.youtube.com/channel/UCcfqlmsVpYhcGAXCAqe-eFQ
Trabalhos premiados
RELATOS DE EXPERIÊNCIA:
1º
TARDE COM OS REFUGIADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silvio de Melo Scandiuzzi*1; Fernanda Novelli Sanfelice*2.
*1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
2º
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO EM GRUPO DE GESTANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Paula Piassi Brasileiro*¹, Mariana Bombarda Agostinho*², Ana Lucia de Castro Rodrigues*³.
*¹ – Acadêmica de medicina, Centro Universitário Municipal de Franca (UNIFACEF), Franca/SP.
*²- Acadêmica de medicina, Centro Universitário Municipal de Franca (UNIFACEF), Franca/SP.
*³ – Docente do curso de medicina no Centro Universitário Municipal de Franca (UNIFACEF), Franca/SP.
3º
DESAFIOS DA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO.
Valentina Barroso Santiago*1, Norma Barbosa Novaes Marques*2, Cristiane Spadácio*2.
*¹ – Acadêmica de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/ SP
*² – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/ SP
PROGRAMAS OU PROJETOS DE EXTENSÃO:
1º lugar:
DESENVOLVENDO PROJETOS DE EXTENSÃO NAS ÁREAS BÁSICAS DURANTE A PANDEMIA: MISSÃO DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL
Carla Patrícia Carlos*1, Jusciele Brogin Moreli*1, Thiago Scremin Boscolo Pereira*1, Elizandra Moura dos Santos*1, Marystela Favero de Oliveira Cardoso*1 e Eduardo Martini Romano*1. *1 Docentes da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/ SP)
2º Lugar
FERRAMENTAS ALTERNATIVAS COMO FORMA DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL: UM PROJETO EXTENSIONISTA
Hérya Maciel Gonçalves¹, Gabriela Orlandi Pitoscia*¹, Karina Rumi de Moura Santoliquido*², Márcia Cristina Ayres Alves*², Renata Prado Bereta Vilela*².
*1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP
2º lugar
NEGLIGÊNCIA DAS ARBOVIROSES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Gabriela Orlandi Pitoscia *1, Fernanda Novelli Sanfelice *2
*1 – Acadêmica de Medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
2º lugar:
INCENTIVO A MEDIDAS PREVENTIVAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM PROJETO DE EXTENSÃO
Hérya Maciel Gonçalves*1, Gabriela Orlandi Pitoscia*1, Karina Rumi de Moura Santoliquido*2, Renata Prado Bereta Vilela*2.
*1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
2º lugar:
CAMPANHA VIRTUAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER: UM PROJETO EXTENSIONISTA
Gabriela Orlandi Pitoscia*1, Renata Prado Bereta Vilela*2, Fernanda Novelli Sanfelice*2.
*1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
3º lugar:
INCENTIVO À VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19: LUTANDO CONTRA IGNORÂNCIA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS.Valentina Barroso Santiago*1, Ana Beatriz Cheque Drudi*1, Marina Fabretti Magnani*1, Gabriela Orlandi Pitoscia*1, Fernanda Novelli Sanfelice*2.
*1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
*2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.
A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL POR MEIO DAS REDES SOCIAIS: UM PROJETO DE EXTENSÃOValentina Barroso Santiago*1, Júlia de Oliveira Machado*1, Maria Paula Gomes de Almeida*1, Natan Gouveia Sakashita*1, *1 – Acadêmico de medicina, Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP. Fernanda Novelli Sanfelice*2 *2 – Docente da Faculdade Ceres (FACERES), São José do Rio Preto/SP.