“Humanizando quem cuida” série de podcasts retrata a necessidade de acolher os profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19
Projeto foi produzido por alunos do curso de medicina FACERES
Os profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 também precisam de cuidados. Pautados no cenário atual da pandemia e na necessidade de acolher quem atua nessa área, os acadêmicos da 18ª turma do curso de medicina FACERES produziram uma série de podcasts que retratam a necessidade de acolher esses trabalhadores.
Os podcasts fazem parte do projeto “Humanizando quem cuida”, que é um projeto de extensão pertencente ao Programa Humaniza FACERES, atividades extensionistas que foram criadas por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC). “São três episódios que abordam a alta carga de estresse, dificuldades de profissionais da saúde durante a pandemia, quais os fatores estressores, e, também, como aliviar esses fatores estressores”, conta Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC e uma das professoras proponentes do projeto.
O material apresenta entrevistas com médicos e enfermeiros que trabalham na linha de frente da doença, em que abordam o desgaste psicológico e físico ocasionados pelo intenso trabalho por conta da Covid-19. Além disso, tratam sobre o que esses profissionais podem fazer para aliviar o estresse, como, por exemplo, manter atividades que trazem um momento de descanso, o cuidado com as fake news e a importância de uma boa qualidade de sono.
O tratamento humanizado com os pacientes é um ponto de destaque em um dos podcasts produzidos pelos alunos da 18ª turma do curso de medicina FACERES. O cuidado com o emocional e espiritual de quem está sendo cuidado é fundamental para sua recuperação.
Levantamento divulgado em março de 2021, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre as Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, revela que 95% desses trabalhadores tiveram suas vidas bastante alteradas de modo significativo pela pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 15.132 profissionais de nível superior, a maioria médicos e enfermeiros (81,4% do total), responderam ao questionário da Fiocruz aplicado em 2.200 municípios.
Lançamento
Os podcasts estão disponíveis em plataformas de streaming de áudio e também no site da FACERES. As mídias foram lançadas em uma apresentação virtual que teve a participação dos estudantes, professoras e dois convidados: Ana Carolina Gonçalves Olmos, médica psiquiatra e o psicólogo Valdir Carlos Severino Junior.
Para a psiquiatra Ana Carolina, é essencial discutir o apoio aos trabalhadores da saúde na formação de um profissional que tem a humanização como pressuposto. “É um projeto de grande importância, e os alunos conseguiram condensar em alguns minutos, informações muito importantes para esse momento que vivemos.”
O psicólogo reforçou a necessidade de falar sobre saúde mental, principalmente no contexto atual de pandemia: “É uma forma de compartilhar informações e propor diálogos sobre o quanto muitos profissionais estão desgastados emocionalmente e precisam compartilhar de seus receios, medos e angústias. Os podcasts trazem este assunto à tona, que muito mais do que prepará-los para essas possibilidades de diferentes ferramentas de comunicação, contribui para a formação de futuros profissionais empáticos e humanizados. O que contribui para a sociedade como um todo.”, finaliza. O projeto Humanizando quem cuida está preparando novas ações voltadas para os profissionais de saúde e em breve será divulgada para a comunidade acadêmica e comunidade externa.
Para ouvir os podcasts clique nos link´s abaixo: