Atividades extensionistas e de responsabilidade social desenvolvidas pelo Programa de Integração Comunitária da FACERES alcançam mais de 19.000 pessoas em 2020
Atividades de extensão e das Ligas Acadêmicas tiveram um alcance de 4.225 pessoas, além do envolvimento de mais de 500 alunos
Através do seu Balanço Social, a FACERES inicia a análise das suas atividades extensionistas e de responsabilidade social no ano de 2020 e apresenta excelentes resultados. Através da disciplina Programa de Integração Comunitária, foram realizadas, durante o ano, várias campanhas presenciais e virtuais de promoção da saúde e de prevenção de doenças onde 19.660 pessoas foram atendidas/alcançadas através de um total de 62 atividades realizadas.
Os principais temas abordados nas atividades realizadas foram:
Promoção da saúde mental (setembro amarelo);
Promoção e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis;
Promoção da humanização em saúde – política nacional de humanização;
Promoção da saúde da criança;
Promoção da alimentação saudável;
Promoção da saúde materno infantil;
Promoção do sistema único de saúde – defesa do sus;
Promoção da segurança do paciente;
Setembro verde: incentivo à doação de órgãos;
Das 62 atividades desenvolvidas, 32 (51,6%) foram realizadas dentro das Unidades de Saúde, através de atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos na própria sala de espera. Já 19 atividades (30,7%) foram realizadas fora das Unidades de Saúde, seja em projetos educacionais para crianças e adolescentes através do Programa Saúde na Escola, praças públicas, empresas e outros equipamentos sociais.
Através das mídias sociais foram realizadas 11 atividades (17,7%), com divulgação através do Instagram, Facebook, LinkedIn, Spotify, canal oficial da FACERES no YouTube, site oficial da FACERES e site da Rede Humaniza SUS, TV FACERES E TV CÂMARA, e veículos de comunicação nacional com grande impacto.
Além das ações em saúde, através do Fórum Projeto Terapêutico Singular (PTS), houve uma grande contribuição científica e para a educação médica. Pela modalidade oral, em evento online, 37 trabalhos científicos foram realizados pelos alunos e professoras com base em ações, atividades, projetos realizados nas unidades e na comunidade, no acompanhamento das famílias atendidas pelo serviço público de saúde e dados colhidos ao longo desse período da disciplina.
Já as atividades de extensão e das Ligas Acadêmicas, contemplaram 25 projetos cadastrados e um alcance de 4.225 pessoas, além do envolvimento de mais de 500 alunos. Dentre os projetos cadastrados, destacaram-se os eventos online e projetos sociais.
Cada atividade realizada estimulou a consciência de todos os envolvidos sobre a importância da prevenção de doenças, da promoção da saúde e do compromisso em melhorar os indicadores de saúde do município, além de contribuir e fortalecer de forma significativa a transformação da realidade social na comunidade e para a melhoria da saúde pública.