Outubro Rosa FACERES tem canal de podcast com material de orientação para a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa FACERES tem canal de podcast com material de orientação para a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa realizada em todo o mundo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, tem uma ação exclusiva de divulgação desenvolvida por alunos da 14ª turma do curso de medicina FACERES.

Por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC), os estudantes desenvolveram e produziram a campanha virtual do Outubro Rosa FACERES que conta com uma série de oito podcasts que orientam sobre o Câncer de Mama. “O movimento internacional de conscientização para controle da doença, tem a missão de compartilhar informações e promover a conscientização.  Os podcasts são uma forma de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade feminina”, explica Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do PIC.

       Lançamento da campanha Outubro Rosa FACERES

         Alunos da 14ª turma e preceptoras do PIC, no lançamento virtual da campanha Outubro Rosa FACERES

 

 

 

 

 

 

 

 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, a estimativa é de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em todo o Brasil.

Motivados a promover a saúde da mulher e prevenir essa doença, os acadêmicos de medicina da FACERES, desenvolveram oito podcasts em que abordam, desde o objetivo da campanha do Outubro Rosa, fatores de risco, manifestações clínicas, diagnóstico precoce, rastreamento, exames clínicos e de imagem, serviços oferecidos pelo SUS e fechando com chave de ouro uma entrevista com uma mulher que venceu essa doença.

“É um formato exclusivo de divulgação de uma campanha de extrema importância que fazemos todo ano. Em 2020, desempenhamos o nono ano consecutivo em que proporcionamos intervenções voltadas para a saúde da mulher, e, devido às regras de distanciamento social, trocamos o contato presencial que costumávamos fazer em unidades de saúde, para oferecer serviço com informação de qualidade, por meio de um aplicativo de áudio para toda a comunidade, promovendo a saúde da mulher e prevenindo o câncer de mama”, conclui Fernanda.

Os oito podcasts da campanha Outubro Rosa FACERES estão disponíveis no site da faculdade e no canal Spotify “Outubro Rosa FACERES”, através do link:

(https://open.spotify.com/show/0jvpyK0m9di0Iwq2iyrknJ?si=MoKrKpppSyq1Wz4ttxGZhQ).

1. Apresentação e importância da campanha virtual “Outubro Rosa FACERES”

 

 

2. Glândula mamária, câncer de mama, história natural e fatores de risco

 

 

3. Manifestações clínicas, promoção da saúde e prevenção primária e detecção precoce

 

 

4. Diagnóstico precoce, rastreamento e participação da mulher

 

 

5. Investigação diagnóstica – exame clínico das mamas, métodos de imagem e métodos invasivos

 

 

6. Condutas lesões palpáveis e lesões não palpáveis

 

 

7. Tratamento e serviços oferecidos pelo SUS

 

 

8. Depoimento

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *