Congresso Caipira de Educação Médica da FACERES reúne especialistas em educação na área da saúde de todo o Brasil

Congresso Caipira de Educação Médica da FACERES reúne especialistas em educação na área da saúde de todo o Brasil

Metodologias de ensino e inovações tecnológicas são destaques na programação

Evento reunirá mais de 400 participantes nos dias 25, 26 e 27 de abril

Com o tema: “Educação médica hoje: como fazemos?”, será realizado, nos dias 25, 26 e 27 de abril, o 1º Congresso Caipira de Educação Médica. A FACERES, organizadora do evento, será sede de trinta atividades simultâneas sobre o processo da formação médica. A ABEM, Associação Brasileira de Educação Médica participará dos debates sobre o tema central.

Docentes de universidades como a USP, UNICAMP e UNESP participam do evento que irá abordar metodologias de ensino e inovações tecnológicas dentro da docência de medicina. “A realização do Congresso reúne especialistas da área que irão discutir temas atuais e de interesse na área de educação em saúde. Desse modo, A FACERES está se firmando como polo vanguarda da educação médica”, afirma Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES.

O Congresso terá palestrantes de 18 faculdades de medicina do Brasil. No dia 25 de abril, o Dr. Paulo Saldiva, da faculdade de medicina da USP, fará a abertura oficial do evento. Durante os outros dias, os participantes terão oportunidade de fazer parte de oficinas e mesas redondas. “As atividades terão foco em discussão de práticas. Os participantes terão à disposição cinco espaços distribuídos por assuntos como: metodologias ativas, avaliação, matriz curricular, processos de capacitação do docente, apoio ao aluno, práticas de simulação e de habilidade”, explica o presidente do Congresso e professor da FACERES, Felipe Pacca.

A aproximação entre os professores de instituições médicas é fundamental para estimular o avanço do aprendizado dentro da formação de futuros profissionais em todo o Brasil. “Entre os educadores precisa haver uma relação de integração independente da faculdade. O Congresso será uma grande oportunidade de abertura para essa troca de experiências”, complementa Felipe Pacca.

Haverá um espaço dedicado para exposição de trabalhos científicos dentro da temática de educação médica e ensino em saúde. Tamara Veiga Faria, docente da FACERES, é responsável por este setor e explica a elaboração dessa atividade: “Alunos de cursos da área da saúde da FACERES e de outras universidades irão apresentar projetos que serão divididos em duas categorias: pesquisas concluídas e relatos de experiência exitosa. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão e haverá uma premiação para os três primeiros colocados”, resume a docente.

O nome do Congresso “Caipira” de Educação Médica remete ao fato do evento ser sediado em São José do Rio Preto, cidade do noroeste paulista. O interior do estado será homenageado com músicas típicas e representantes do comércio da região. “Teremos um espaço dedicado à divulgação de produtos regionais que simbolizem a cultura local com a presença de expositores de diferentes áreas que vão de comida à confecções.”, conta Dr. Toufc.

O Congresso Paulista de Educação Médica será realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril com a participação de profissionais, estudantes, residentes, coordenadores, docentes e diretores da área de educação médica brasileira.

Serviço:

Dia 25/04 – 19h Cerimônia de abertura

20h Conferência Magnum “Educação Médica Hoje: Como Fazemos? Dr. Paulo Hilário do Nascimento Saldiva

Dia 26/04 – Palestras e atividades das 8h às 17h na FACERES

Dia 27/04 – Palestras e atividades das 8h às 12h na FACERES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *