NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

O curso de Medicina da Faculdade Ceres – FACERES tem uma administração

acadêmica pautada em três dimensões: a executiva, a consultiva e a deliberativa. Na

dimensão executiva a administração estará a cargo da Coordenação de Curso, com o

apoio operacional do Núcleo Docente Estruturante – NDE, conforme previsto na

Resolução no 1/2010 da CONAES. Nas dimensões consultiva e deliberativa, a

administração do Curso estará a cargo do Colegiado.

O Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Medicina é composto por

docentes das diversas áreas do curso, devidamente constituído por meio de Portaria

interna e suas atribuições estão definidas no Regimento da IES, conforme segue abaixo:

“Seção III Do Núcleo Docente Estruturante – NDE

Art. 15. O Núcleo Docente Estruturante – NDE é um órgão pedagógico de coordenação didática integrante da FACERES, responsável pela concepção, pelo acompanhamento e desenvolvimento do Projeto Pedagógico dos seus respectivos cursos.

Art. 16. O NDE tem por finalidade contribuir para a elaboração, implementação, atualização e acompanhamento do projeto pedagógico do curso, bem como a sua execução, ressalvada a competência do CAS, possuindo caráter pedagógico em sua esfera de atuação.

Art. 17. São atribuições do NDE:

  1. Contribuir para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso – PPC definindo sua concepção e fundamentos;
  2. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso e os objetivos gerais do curso;

III. Contribuir com a elaboração do currículo pleno do curso e suas alterações, para aprovação pelos órgãos competentes;

  1. Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;
  2. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  3. Propor ao Coordenador providências necessárias à melhoria qualitativa do ensino, com acompanhamento contínuo de avaliação a cada semestre;

VII. Emitir parecer sobre a organização, funcionamento e avaliação das atividades de Estágios e das Monografias do curso; VIII. Recomendar a aquisição de lista de títulos bibliográficos e outros materiais necessários ao curso;

  1. Analisar e homologar o cronograma das atividades do curso;
  2. Assessorar o Coordenador em todas as atividades especiais desenvolvidas pelo curso;
  3. Sugerir providências de ordem didática, científica e administrativa que entenda necessárias ao desenvolvimento das atividades do curso; XII. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo, e; XIII. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.

Art. 18. O NDE de cada curso será constituído por:

  1. O Coordenador do curso, como seu presidente, e; II. Um mínimo de 5 (cinco) professores pertencentes ao corpo docente do curso, entre eles o Coordenador do Curso.

Art. 19. A indicação dos representantes docentes será feita pelo Coordenador do Curso e nomeados pela Diretoria Geral para um mandato de 4 (quatro) anos, com possibilidade ou não de recondução.

Art. 20. Os docentes que compõem o NDE devem possuir titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, sendo, no mínimo 60% stricto sensu.

Art. 21. O percentual de docentes que compõem o NDE deve ser com regime de trabalho 100% (cem por cento) parcial e/ou integral, destes, no mínimo 20% em regime de trabalho integral.

Art. 22. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) reunir-se-á, ordinariamente, por convocação de seu Presidente, 2 (duas) vezes por semestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente ou por maioria de seus membros”.

Desta forma, o NDE está devidamente regulamentado e possui a seguinte

composição:

– Profa. Dra. Patrícia Maluf Cury, Coordenadora do Curso e Presidente do NDE
– Profa. Dra. Cristiane Spadácio
– Prof. Ms. Felipe Colombelli Pacca
– Prof. Dr. Ronaldo Gonçalves Dias
– Prof. Ms. Thomas Almeida Portes