Perguntas e respostas sobre a Biblioteca – FAQ
1) Quais os documentos necessários para emprestar livros?
- Carteirinha de estudante
- RG
- Carteira de Habilitação
2) Quais são os prazos e condições para empréstimo?
- Alunos: 3 obras de cada vez por 7 dias
- Professores: 8 obras de cada vez por 21 dias
- Funcionários: 5 obras por até 10 dias
- Pós-graduando: 5 obras por até 14 dias
- Material multimídia:
- Retirada apenas para docentes, 3 obras por até 21 dias
- Os alunos podem utilizar na sala de multimídia
- Periódicos e monografias
- Professores: semelhantes a livros
- Alunos: apenas para consulta
3) Como funciona a devolução?
A obra é considerada devolvida só após a baixa no sistema da biblioteca. Até a conclusão do processo o usuário continua responsável pelo material.
A biblioteca não tem a obrigação de avisar o aluno sobre prazos para devolução.
4) Outra pessoa pode devolver o livro emprestado por mim?
Pode ser feita por terceiros que deverão informar a condição. Quando feita com atraso não isenta o titular da multa.
5) Como funciona a renovação de livros emprestados?
Pode ser feita desde que não haja reserva e a devolução não esteja em atraso.
6) O que acontece quando ocorre atraso na devolução de livros?
Ocorre a punição na forma de multa por quantidade de livros e dias de atraso.
7) O que fazer quando ocorre perda ou extravio do livro emprestado?
Comunique imediatamente à biblioteca para que o mesmo seja reposto.
8) Como faço para reservar um livro?
No balcão ou pelo programa da biblioteca (TOTVs).
São no máximo 2 livros por reserva.
É válida apenas para o dia da reserva.
A biblioteca não tem a obrigação de avisar ao usuário sobre a disponibilidade da obra.
Caso o usuário não retire a obra no dia pré-determinado, a reserva fica sem efeito.