Unidade Básica de Saúde: Parcerias com o Setor Público e Privado
No contexto do desenvolvimento econômico, evidencia-se as vantagens das parcerias público-privadas (PPPs), reconhecendo a relevância intrínseca dessas colaborações para a promoção da saúde e do bem-estar das comunidades, bem como para o progresso socioeconômico de nossas jurisdições, este documento analisará os benefícios econômicos dessa abordagem.
As PPPs são capazes de desempenhar um papel significativo na promoção do crescimento econômico, impulsionando a criação de empregos e fortalecendo o setor de saúde. Este relatório enfocará as maneiras pelas quais essas parcerias podem catalisar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, ao mesmo tempo em que cumprem suas responsabilidades sociais.
Por meio de uma abordagem metodológica, examina-se casos específicos de PPPs em contextos de saúde, identificando suas realizações e destacando como essas colaborações contribuem para o crescimento econômico local. Além disso, é possível otimizar a eficácia e a sustentabilidade dessas parcerias, com ênfase na melhoria contínua dos serviços de saúde e no estímulo ao desenvolvimento econômico responsável.
O impacto positivo das PPPs no desenvolvimento econômico é fundamental para o avanço de políticas públicas que buscam equilibrar o crescimento econômico com a responsabilidade social, tanto para o município e comunidade quanto para a IES Faculdade Ceres – FACERES e seus alunos.
- Para o Município
- Melhoria no Atendimento de Saúde: O município se beneficia do acesso a serviços de saúde de qualidade, o que melhora a saúde geral da comunidade e reduz a demanda por serviços de saúde de maior complexidade, como hospitais.
- Redução de Custos: Uma vez que a faculdade assume a responsabilidade pelos custos operacionais, o município economiza recursos que podem ser direcionados para outras necessidades públicas, como educação e infraestrutura.
III. Desenvolvimento Econômico Local: A presença da UBS pode estimular o desenvolvimento econômico local, atraindo investimentos e criando empregos relacionados à saúde, como médicos, enfermeiros e funcionários de apoio.
- Treinamento de Estudantes: A UBS oferece um local de treinamento prático para estudantes de medicina e outros cursos de saúde, o que pode aumentar a disponibilidade de profissionais de saúde qualificados na região.
- Pesquisa e Inovação: A parceria pode facilitar a pesquisa em saúde que beneficia a comunidade local e contribui para soluções inovadoras para desafios de saúde específicos da região.
- Para a IES Faculdade Ceres – FACERES
- Treinamento de Qualidade: A faculdade proporciona aos seus alunos experiência prática valiosa em um ambiente de atendimento real, preparando-os de forma mais eficaz para suas futuras carreiras.
- Pesquisa e Desenvolvimento: A UBS pode servir como um local de pesquisa e desenvolvimento para a faculdade, permitindo que professores e alunos conduzam estudos e projetos inovadores.
III. Fortalecimento da Reputação: A participação ativa em responsabilidade social e cuidados de saúde pode melhorar a reputação da faculdade e atrair doadores, investidores e colaboradores.
- Para os Alunos:
- Experiência Prática: Os alunos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações do mundo real, desenvolvendo habilidades clínicas e ganhando experiência prática valiosa.
- Formação Integral: O contato direto com a comunidade carente promove uma compreensão mais ampla das questões sociais e de saúde, enriquecendo sua formação acadêmica.
III. Possibilidades de Carreira: A exposição a áreas rurais e carentes pode inspirar alguns alunos a seguir carreiras dedicadas a servir comunidades semelhantes após a formatura.
A FACERES mantém o Centro de Medicina de Família e Comunidade Rubens Santana Thevenard (Unidade do Santo Antônio), e está totalmente integrado à rede pública de saúde, atendimento pelo SUS de 9 especialidades médicas e inteiramente gratuito.
- https://faceres.com.br/cursos/medicina/campos-de-estagio/unidade-do-santo-antonio
- https://faceres.com.br/centro-de-medicina-da-familia-rubens-santana-thevenard
O Centro de Medicina de Família e Comunidade Rubens Santana Thevenard (CEMFA) ou anexo do Santo Antônio foi criado com uma proposta ousada: a de oferecer uma formação generalista, que permitisse o pleno conhecimento dos programas de saúde do Ministério da Saúde (Idoso, Mulher, Criança, Adulto) e a formação generalista requerida para a prática da medicina de família e comunidade.
A prefeitura disponibilizou a área em anexo à UBS Santo Antônio, e a FACERES construiu com seus próprios recursos a unidade, que conta com 25 consultórios, 51 colaboradores, amplo estacionamento e está totalmente integrado à rede pública de saúde, atendimento pelo SUS de 9 especialidades médicas e inteiramente gratuito. É um dos pilares do internato da FACERES, onde são realizadas 3 mil consultas médicas por mês e 10 mil procedimentos mensais por enfermeiros alunos e professores da faculdade.
A região foi escolhida pela Secretaria de Saúde por ser de alta vulnerabilidade, com aprovação pelo Conselho Municipal de saúde e pela Procuradoria do Município. A implantação obteve o apoio maciço de toda a comunidade local, associação de bairro, igrejas e outras entidades da sociedade civil organizada.
Segue abaixo um panorama dos atendimentos das especialidades médicas realizadas no Centro de Medicina de Família e Comunidade Rubens Santana Thevenard (Unidade do Santo Antônio).
O resultado desta PPP, faculdade de medicina FACERES e um município na operação do Centro de Medicina de Família e Comunidade Rubens Santana Thevenard (Unidade do Santo Antônio) tem refletido diretamente e positivamente para o município, comunidade, IES (FACERES) e seus alunos. Observa-se melhoria dos serviços de saúde, economia de recursos públicos, estímulo ao desenvolvimento econômico local, treinamento de profissionais de saúde locais, melhor acesso aos cuidados de saúde, educação em saúde, participação comunitária ativa, treinamento de qualidade para seus alunos, oportunidades de pesquisa e inovação, reforço da reputação e apoio; Experiência prática valiosa para os alunos, assim como uma conexão com questões sociais e de saúde e incentivo a carreiras de serviço comunitário.