1. A faculdade é inteiramente dedicada ao seu único curso, o de medicina.
  2. Corpo docente altamente qualificado, com renome profissional e grande experiência no magistério em ensino superior de medicina.
  3. 22 Laboratórios muito bem equipados, com material e tecnologia em grande quantidade, com mais 3 laboratórios de apoio técnico, com excelência em protocolos e prestação de serviços para os alunos.
  4. Um dos maiores centros de treinamento de habilidades médicas e simulação realística do país (quase 2 mil m2).
  5. 11 UBS (unidade básica de saúde) e UBSF à disposição dos alunos para garantir o ensino e o compromisso com o sistema público de saúde e o SUS.
  6. Inserção precoce na rede de atenção à saúde (desde 1º semestre do curso).
  7. 9 hospitais de diferentes complexidades (2ario, 3ario e 4ario) à disposição do curso, 697 leitos disponíveis para o 1º ao 8º semestre do curso e 739 leitos disponíveis para o internato, totalizado 1436 leitos para o curso todo. Existe mais uma rede de hospitais à disposição da FACERES além da utilizada.
  8. 2 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência no SUS
  9. O centro de medicina geral de família e comunidade Rubens Santana Thevenard, com 25 salas de atendimento, totalmente integrado à rede pública de saúde, atendimento pelo SUS e inteiramente gratuito.
  10. Biblioteca com mais de 12 mil livros em papel, 7 mil livros on line e base de dados com mais de 2 mil periódicos, tudo inteiramente dedicado ao curso de medicina.
  11. Adoção de um projeto pedagógico moderno e inovador, em consonância com as melhores escolas médicas do mundo.
  12. Uso de diversas metodologias ativas de ensino aprendizagem sendo a principal delas o PBL (Problem Based Learning).
  13. Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem (mesas anatômicas digitais, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, bancos de dados, etc).
  14. Capacitação obrigatória em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para atendimento a portadores de deficiência auditiva.
  15. A FACERES é credenciada como Centro A.H.A. (American Heart Association) certificando todos os seus alunos em BLS, ACLS e PALS antes de se formarem.
  16. Possibilidade de intercâmbios curtos na área de saúde e voluntariado.
  17. Oferta de cursos de inglês (terceirizados) dentro da faculdade
  18. Oportunidades para participar de iniciação científica e pesquisa
  19. São José do Rio Preto é um dos maiores polos regionais e nacionais na área da saúde, oferecendo assim para o estudante de medicina muitas oportunidades de aperfeiçoamento prático.
  20. São José do Rio Preto é uma das melhores cidades do país para morar e possui um IDH comparável com o de países desenvolvidos. É uma cidade com excelente qualidade de vida.