Formação de Professores e Práticas Educativas em Ensino Infantil e Fundamental

Público-alvo
• Professores de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e de Ensino Superior, Gestores de instituições públicas e privadas.
• Profissionais de outras áreas do conhecimento interessados em atuar na docência.

Objetivo
O curso tem como objetivos o aprofundamento dos estudos na área de formação e prática docente para atuação no ensino infantil e fundamental.

Programa
1- Formação e construção da identidade docente na contemporaneidade
2- Criança: História, Transformações e Desafios
3- Teorias e Práticas de Ensino na Contemporaneidade: Construtivismo, Sócio-construtivismo; Teoria das Inteligências Múltiplas e Interdisciplinaridade
4- Os referenciais e os parâmetros curriculares nacionais e a construção da práxis pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental
5- Educação Especial: Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Inclusão
6- O Ensino e a Alfabetização em suas Múltiplas Perspectivas na Educação Infantil: perspectivas teórico-práticas
• Alfabetização Matemática
• Alfabetização Científica
• Alfabetização e Aquisição da Linguagem Escrita
• Alfabetização e Construção da Identidade no Tempo e no Espaço
• Alfabetização Estética
7- O Ensino e a Alfabetização em suas Múltiplas Perspectivas na Ensino Fundamental: perspectivas teórico-práticas
• Alfabetização Matemática
• Alfabetização Científica
• Alfabetização e Aquisição da Linguagem Escrita
• Alfabetização e Construção da Identidade no Tempo e no Espaço
• Alfabetização Estética
8- Didática do Ensino Superior
9- Tecnologias Educacionais na Educação infantil e Fundamental
10- Metodologia da Pesquisa

Carga Horária Total
360 horas

Horários
Quinzenalmente aos sábados, das 8h às 17h

Duração do curso
18 meses – com início em abril

Investimento
Matrícula – R$ 50,00 (cinquenta reais)
Mensalidade – 18 (dezoito) parcelas de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais)

Atos legais de criação do curso
Curso autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Faculdade Ceres e realizado conforme Resolução CNE/CES Nº. 1, de 3 de abril de 2001 e Resolução CNE/CES Nº. 1, de 8 de junho de 2007.