Faculdade de Medicina FACERES recebe sua primeira estudante de intercâmbio e fortalece conexões internacionais na medicina

Faculdade de Medicina FACERES recebe sua primeira estudante de intercâmbio e fortalece conexões internacionais na medicina

Faculdade de Medicina FACERES recebe sua primeira estudante de intercâmbio e fortalece conexões internacionais na medicina

Chegada da peruana Diana Carolina Castro Valladares abre caminho para novos capítulos da internacionalização na faculdade.

A internacionalização faz parte de um processo essencial na formação de médicos preparados para os desafios da prática global. A Faculdade de Medicina FACERES deu um importante passo nesse caminho ao receber sua primeira intercambista por meio da parceria com a IFMSA Brasil (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil). Diretamente de Lima, no Peru, a estudante Diana Carolina Castro Valladares chegou ao Brasil para vivenciar de perto o sistema de saúde local e ampliar seus horizontes profissionais e pessoais.

“Desde a primeira vez que tive que escolher o país onde queria fazer meu primeiro intercâmbio, pensei no Brasil. É um país latino-americano, como o Peru, com muitas doenças semelhantes, e eu queria saber mais sobre como funciona o sistema de saúde daqui, em que se parece e em que se diferencia do meu país”, relata Diana.

Durante um mês, a peruana participou ativamente da rotina médica em diferentes setores da FACERES. “As manhãs foram dedicadas ao departamento de clínica médica, acompanhando hospitalizações, pacientes da unidade de cuidados intensivos e avaliando a evolução clínica dos casos. No período da tarde, acompanhei atendimentos no departamento de nefrologia, vivenciando a prática nos consultórios e no contato direto com pacientes”, conta.

Além de proporcionar aprendizado prático e técnico, o intercâmbio oferece uma oportunidade única de crescimento cultural e pessoal. Ao mesmo tempo em que aprende sobre os protocolos e procedimentos da medicina no Brasil, Diana compartilha com os colegas brasileiros um pouco da realidade da saúde no Peru, promovendo uma rica troca de experiências.

Segundo Rafael Henrique, diretor de intercâmbios da IFMSA FACERES, essa experiência faz parte de um movimento importante para a formação de profissionais mais completos e conectados com o mundo. “A IFMSA Brasil é parte da maior organização estudantil do mundo e trabalha com diversos projetos, tanto na promoção da saúde quanto na mobilidade acadêmica e no desenvolvimento da educação médica. Essa parceria permite que a FACERES não só receba intercambistas, mas também envie alunos para outros países durante estágios nas férias, ampliando sua visão de mundo”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *