Conteúdo programático do Vestibular de Medicina – Portugues/Redação

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

 

I – Compreensão e Interpretação de Texto(s)

As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do vestibulando, quanto à(ao):

• apreensão do significado global do(s) texto(s);
• estabelecimento de relações intertextuais e intratextuais;
• reconhecimento das ideias principais e secundárias;
• dedução de ideias e pontos de vista implícitos no(s) texto(s);
• captação da linha argumentativa do autor;
• diferenciação entre fatos e opiniões;
• reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto;
• identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
• análise do(s) texto(s), do ponto de vista da unidade temática e estrutural;
• reconhecimento da natureza dominante de um texto (quanto ao tipo: dissertativo, narrativo, descritivo, persuasivo; ao gênero: poético, jornalístico, publicitário, etc; ao registro: formal, informal; à variedade: padrão, não-padrão; à modalidade: oral, escrita.)

 

II – Aspectos Gramaticais e Ortográficos

As questões sobre fatos da língua visam a aferir:
• a capacidade de reflexão e análise do candidato sobre o funcionamento lingüístico, privilegiando o raciocínio em lugar da memorização de nomenclaturas e definições;
• a capacidade de estabelecer relações entre os fenômenos gramaticais de diferentes tipos;
• a habilidade no reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
• a capacidade de adequação de usos linguísticos ao contexto;
• o domínio da variedade padrão escrita.

 

III – Literatura Brasileira
NÃO ADOTAMOS OBRAS DE REFERÊNCIA

Procura-se, prioritariamente, verificar a capacidade do vestibulando de:
• entender a obra literária como expressão da subjetividade do autor, regida por padrões estéticos que ultrapassam os limites da observação factual;
• estabelecer relações do texto com o contexto sócio-cultural, com o movimento literário a que se vincula e com outros textos;
• perceber a organização e a estrutura de textos literários, estabelecendo relações pertinentes entre seus elementos constitutivos;
• perceber as possibilidades de leitura, reconhecendo as singularidades e propriedades linguísticas que caracterizam um texto literário.

 

REDAÇÃO

Com a prova de Redação objetiva-se avaliar a expressão escrita do candidato, que deve escrever sobre determinado tema a partir de um título, de imagem ou de leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção: a redação de vestibular. Espera-se que o vestibulando não só identifique e desenvolva o tema proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos.
A redação deve ser produzida segundo alguns critérios básicos, que dizem respeito à:

 

I – Adequação

Ao tema proposto – O candidato deve mostrar que sabe interpretar adequadamente as situações propostas para redação e identificar o(s) tema(s) apresentado(s), a partir do(s) qual(is) irá expor suas idéias. (Quanto mais o conteúdo se aproximar do tema, maior será a pontuação atribuída a esse quesito, sendo que a fuga total implicará nota zero. Observe-se que a fuga total ao tema indica que o candidato não foi capaz de ler e compreender a(s) proposta(s) apresentada(s).

• À modalidade escrita em língua padrão – O vestibulando deve apresentar domínio das regras gramaticais, das normas ortográficas e dos recursos de pontuação, que propiciem um texto adequado à variedade padrão da língua.
• Do vocabulário – Seu uso deve ser apropriado, rico e variado (sem ser pedante).
• Ao número de linhas solicitado – entre 20 e 30.

 

II – Coerência e coesão

Essas características fazem com que um texto seja mais do que uma soma de frases soltas, e atribuem unidade à redação. Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deve observar os seguintes aspectos:

• Organização – As partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos. A conclusão deve ser decorrente do previamente exposto.
• Encadeamento de ideias com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas).
• Uso de recursos coesivos – elementos anafóricos não-ambíguos (pronomes, advérbios, elipses, reiterações, substituições lexicais); articuladores apropriados (conjunções, operadores discursivos); correlação de tempos e modos verbais.
• Estabelecimento de relações semânticas pertinentes entre palavras, frases e parágrafos, sem contradições.
III – Informatividade e argumentação

Nível de informação – O candidato precisa mostrar um nível de informação, em relação ao mundo em que vive, condizente com seu nível de escolaridade. As informações apresentadas devem ser pertinentes às ideias que está desenvolvendo.

• Nível de argumentação – O vestibulando deve mostrar que sabe selecionar argumentos e organizá-los de modo consistente, em função do ponto de vista adotado, revelando espírito crítico, situando-se em um universo de referências concretas, sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas ou vagas, sem uso de clichês e lugares-comuns.