Perguntas e respostas sobre a Biblioteca – FAQ

1) Quais os documentos necessários para emprestar livros?

  • Carteirinha de estudante
  • RG
  • Carteira de Habilitação

2) Quais são os prazos e condições para empréstimo?

  • Alunos: 3 obras de cada vez por 7 dias
  • Professores: 8 obras de cada vez por 21 dias
  • Funcionários: 5 obras por até 10 dias
  • Pós-graduando: 5 obras por até 14 dias
  • Material multimídia:
  • Retirada apenas para docentes, 3 obras por até 21 dias
  • Os alunos podem utilizar na sala de multimídia
  • Periódicos e monografias
  • Professores: semelhantes a livros
  • Alunos: apenas para consulta

3) Como funciona a devolução?

A obra é considerada devolvida só após a baixa no sistema da biblioteca. Até a conclusão do processo o usuário continua responsável pelo material.

A biblioteca não tem a obrigação de avisar o aluno sobre prazos para devolução.

4) Outra pessoa pode devolver o livro emprestado por mim?

Pode ser feita por terceiros que deverão informar a condição. Quando feita com atraso não isenta o titular da multa.

5) Como funciona a renovação de livros emprestados?

Pode ser feita desde que não haja reserva e a devolução não esteja em atraso.

6) O que acontece quando ocorre atraso na devolução de livros?

Ocorre a punição na forma de multa por quantidade de livros e dias de atraso.

7) O que fazer quando ocorre perda ou extravio do livro emprestado?

Comunique imediatamente à biblioteca para que o mesmo seja reposto.

8) Como faço para reservar um livro?

No balcão ou pelo programa da biblioteca (TOTVs).

São no máximo 2 livros por reserva.

É válida apenas para o dia da reserva.

A biblioteca não tem a obrigação de avisar ao usuário sobre a disponibilidade da obra.

Caso o usuário não retire a obra no dia pré-determinado, a reserva fica sem efeito.